Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFSB está entre cientistas contemplados com bolsas internacionais para estudos sobre as mudanças climáticas
Início do conteúdo da página

Professora da UFSB está entre cientistas contemplados com bolsas internacionais para estudos sobre as mudanças climáticas

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 15h18
  • Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 10h35
  • Acessos: 1480
 
FOTO LOURIVÂNIAO mundo está testemunhando uma escala sem precedentes de impactos das mudanças climáticas, que se manifestam em eventos de início lento e rápido, como a elevação do nível do mar, secas prolongadas e eventos climáticos extremos. Há uma necessidade urgente de abordar os impactos das mudanças climáticas, com foco especial nas perdas e danos enfrentados por comunidades vulneráveis às mudanças climáticas. Até agora, o foco tem sido calcular as repercussões econômicas do risco climático. Seus impactos mais amplos e os custos ocultos resultantes das mudanças climáticas — como a perda do patrimônio cultural — são menos compreendidos e mais difíceis de quantificar.
Para preencher a lacuna de conhecimento e apoiar a investigação nesta área, o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e o Centro Internacional para Mudanças Climáticas e Desenvolvimento (ICCCAD) criaram uma iniciativa pioneira, o Observatório Internacional de Perdas e Danos. Nesta segunda-feira, 09, as instituições anunciaram 25 ganhadores da Bolsa Memorial Saleemul Huq, que visa apoiar especialistas na captura dessas informações. Eles representam a Ásia, África, Pacífico, Caribe e América Latina, se concentrarão em desenvolver evidências e soluções locais para os desafios climáticos. Ao todo, foram mais de 200 inscritos no mundo e 25 selecionados, sendo duas pessoas da América Latina, a professora Lourivânia, do Brasil, e um pesquisador do Equador.
A professora do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais da UFSB, Lourivânia Soares Santos, está entre os pesquisadores selecionados e vai desenvolver estudos sobre a incidência das mudanças climáticas no patrimônio cultural e na qualidade de vida das comunidades. Jornalista, mestre e doutora em Cultura e Sociedade, Lourivânia tem desenvolvido suas pesquisas com foco no semiárido ao longo da vida acadêmica. Em 2023, foi selecionada pelo Centro Global de Adaptação (GCA) e pela Rede de Conhecimento sobre Clima e Desenvolvimento (CDKN) para fazer parte da segunda edição da publicação Histórias de Resiliência e Adaptação, lançada durante a Cop 28, em Dubai.
O legado de Saleemul Huq
 
Saleemul Huq era um especialista nas interconexões entre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, tendo dedicado sua vida a enfrentar esses desafios. Foi professor da Independent University, Bangladesh e conselheiro do Grupo dos Países Menos Desenvolvidos (LDC) da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima). Huq publicou centenas de artigos científicos e populares, e foi nomeado pela revista Nature como um dos 10 melhores cientistas em 2022.
Uma voz constante pela ação climática e justiça para o Sul Global, ele foi o autor principal de capítulos nos relatórios de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Seu trabalho com o IPCC se estendeu de 1997 a 2014, e ele contribuiu para os relatórios que levaram o painel a ser laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. 
Falecido em outubro de 2023, foi diretor do Centro Internacional para Mudanças Climáticas e Desenvolvimento (ICCCAD) e associado sênior do IIED. Seu trabalho não apenas avançou no conceito sobre perdas e danos adotado pela ONU (Loss and Damage), mas também ressaltou a necessidade de integrar o conhecimento local e as perspectivas nas discussões globais sobre mudanças climáticas.
Texto: Lourivânia Soares Santos
registrado em:
Fim do conteúdo da página