Página inicial > Últimas Notícias > I Jornada de Literaturas Indígenas da UFSB promove encontro de saberes e encantamento em Porto Seguro

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2024, 15h49
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 15h54

PHOTO 2024 09 02 17 48 55Neste sábado, dia 31 de agosto de 2024, no teatro do Centro de Cultura de Porto Seguro, foi realizada a I Jornada de Literaturas Indígenas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), evento que se destacou como um importante espaço de valorização das culturas indígenas e de promoção da diversidade no ensino e na formação de docentes em Linguagens. A Jornada foi fruto da parceria entre a UFSB e o Festival Caju de Leitores. Ela contou com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), no âmbito da 10ª edição do Ocupe o Seu Espaço, e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do CSC.

PHOTO 2024 09 02 17 52 08O dia foi repleto de poesia, narrativas orais e reflexões, conduzidas pelas autoras indígenas Adriana Pesca – de origem Pataxó, poeta e docente da UFSB –, e Lucia Tucuju – atriz, professora, escritora, roteirista e originária do Galibi Marworno (Amapá) –, que encantaram o público presente com suas vozes e histórias, através das oficinas que ministraram. A Jornada foi recebida com entusiasmo e emocionou todos os participantes, como expressou a professora Gabriela Rodella de Oliveira, uma das organizadoras do evento:

"Nós estamos muito felizes com a realização da I Jornada de Literaturas Indígenas da UFSB, porque temos a certeza de que ela foi um espaço de encontro, de trocas, de interação e, sobretudo, de encantamento", afirmou a professora.

PHOTO 2024 08 31 17 47 08O evento também representou a concretização de um antigo desejo da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens do CSC: oferecer oficinas de formação para o ensino das literaturas indígenas nas escolas, em complemento à criação e oferta no novo currículo do componente curricular Estudos de Literaturas Indígenas no Brasil. Além de ser uma oportunidade de aprendizado, a Jornada atendeu ao compromisso da universidade em apoiar a implementação da Lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história e das culturas indígenas e afro-brasileiras nas escolas da educação básica..

O apoio do Festival Caju foi fundamental para o sucesso da Jornada, e a expectativa para as próximas edições já é grande. "Já vamos começar a planejar a próxima Jornada e temos a certeza de que muitas delas virão!", declarou o professor Sérgio Barbosa de Cerqueda, também organizador do evento.

A I Jornada de Literaturas Indígenas da UFSB deixa, assim, um legado de inspiração e conhecimento, reforçando a importância da inclusão e valorização das culturas indígenas no currículo escolar e na sociedade como um todo.