Página inicial > Últimas Notícias > Estudo sobre Síndrome de Risco Cognitivo Motor rende prêmio a mestranda do PPGSAB

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2024, 10h38
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 10h50

trabalho premiado brain congressUma pesquisa sobre a Síndrome de Risco Cognitivo Motor (SRCM) está entre os estudos premiados na categoria Jovem Pesquisador do Brain Congress, Behavior and Emotions, ocorrido no Rio de Janeiro. No evento acadêmico internacional realizado no mês de junho, a mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (PPGSAB/UFSB), Lohana Guimarães Souza, apresentou o estudo Prevalence and factors associated with motoric cognitive risk syndrome: a systematic review, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPS), e foi contemplada com o prêmio, que corresponde à inscrição cortesia para a participação na edição do evento em 2025.

Estudante de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), ex-bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), membra do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde (NEPS) e bolsista CAPES no mestrado, Lohana foi contemplada na mesma categoria em 2023. O trabalho agraciado com o prêmio é assinado por Lohana Guimarães Souza (UFSB), Gabriela Garcia de Carvalho Laguna (UFBA), Calila de Oliveira Alves (UFSB) e Grasiely Faccin Borges (UFSB-Orientadora), todas integrantes do NEPS.

Lohana explica que a Síndrome de Risco Cognitivo Motor (SRCM) é um estágio pré-demência caracterizado pela combinação de marcha lenta e comprometimento cognitivo subjetivo. Esse estado preditivo de comprometimento cognitivo e demência pode ser utilizado no rastreamento da demência em ambientes de atenção primária. "O estudo investigou a prevalência e os fatores associados à SRCM em idosos e foi premiado por sua relevância. Este reconhecimento ressalta a importância de estudos como este na compreensão e prevenção da demência, oferecendo novas perspectivas para a saúde pública e a atenção primária", avalia a discente.

A professora Grasiely Faccin Borges explica que a pesquisa apresentada em 2024 tem relação temática com o estudo levado ao Brain Congress em 2023, porém com metodologias distintas: "O primeiro estudo premiado em 2023 era um estudo observacional e transversal com dados do Interior do Amazonas de uma pesquisa aprovada em edital universal do CNPq em parceria com a Universidade Federal do Amazonas. O atual é um estudo de revisão sistemática, realizada somente com pesquisadoras da UFSB. As premiações demonstram atualidade, inovação e interesse científico no tema". Ela detalha ainda que os dados do estudo atual foram extraídos das principais bases de dados científicas da saúde como PubMed, Cochrane, EMBASE e LILACS. Nos resultados, foi possível identificar a prevalência mundial da Síndrome Cognitivo Motora em 10% da população. "O trabalho havia sido premiado anteriormente no Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação da UFSB (CIPCI) em 2023, o que proporcionou um auxílio da PROPPG para a estudante participar do evento internacional. Todo o apoio institucional foi essencial para o êxito da estudante", pontua a docente.

Lohana destaca o aspecto fundamental das bolsas de pesquisa no incentivo e desenvolvimento dos campos de conhecimento e na formação de cientistas. "Desse modo, agradeço à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) pelo apoio e incentivo", afirma a discente.

Além do trabalho premiado, Lohana teve outros seis trabalhos aprovados e apresentados, inclusive com menção honrosa. Ela comenta que as especialidades ligadas às neurociências estão entre as áreas que experimentam os maiores avanços na Ciência Contemporânea. O grande desafio do Brain, Behavior and Emotions sempre foi apresentar tais avanços em um congresso acolhedor que integra profissionais de diferentes áreas. Ao mesmo tempo, o Brain inova a cada ano e oferece um espaço disruptivo que permite a atualização científica e prática para pesquisadores e profissionais da saúde, bem como de outras áreas, que buscam soluções para o tratamento das doenças mentais e neurodegenerativas, de maneira dinâmica, através de uma visão multifacetada.