Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFSB e UFG integram a equipe do Projeto Fortalece PSE!
Início do conteúdo da página

Professores da UFSB e UFG integram a equipe do Projeto Fortalece PSE!

  • Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 11h50
  • Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 11h51
  • Acessos: 35

WhatsApp Image 2024 07 25 at 4.30.21 PMO projeto tem por objetivo apoiar a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil, fortalecendo sua reorganização no contexto interfederativo e da gestão participativa, com ênfase na intersetorialidade, na equidade, na participação social e no protagonismo juvenil por meio da oferta nos territórios e nas escolas de ações de Prevenção, Promoção e Atenção à Saúde. Para isso, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) formaram um grupo de trabalho intersetorial com o objetivo de articular serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) em comunidades escolares, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), com apoio e fomento do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS).

O Fortalece PSE! é uma resposta do governo à necessidade de promoção da saúde e prevenção de doenças entre crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, principalmente as escolas prioritárias e pertencentes aos ciclos de adesão.

Para isso, a equipe do Fortalece PSE! é composta por uma Coordenação Executiva, Coordenação Pedagógica, Coordenação Comunicação e Tecnologia e o Comitê Gestor, constituído por uma articulação interfederativa e intersetorial (MS, MEC, UFG, UFSB). Conta também com articuladores estaduais, facilitadores pedagógicos e o Núcleo Pedagógico integrando a equipe pedagógica.

A equipe do Fortalece PSE!, juntamente com as equipes técnicas do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), estão apoiando a estruturação dos Grupos de Trabalhos Intersetoriais (GTI), em nível estadual, que acontecerá por meio da articulação e qualificação dos gestores do PSE, visando apoiar a reorganização do programa no país. Além disso, visam promover a articulação e qualificação dos GTIs nos municípios, com a realização de diagnósticos situacionais e planos estratégicos de ação, visando o planejamento e integração das equipes de saúde e educação nas ações e projetos temáticos do PSE na rede de ensino, escolas e territórios prioritários.

O objetivo é fortalecer o protagonismo juvenil junto ao GTIs dos estados e municípios, por meio da formação de agentes promotores da Saúde, da Cultura, da Ciência e da Cidadania, que atuarão nas escolas e nos territórios, bem como a formação de uma rede de Instituições de Ensino Superior (IES), como forma de integração ensino-serviço-pesquisa com as ações intersetoriais do PSE nos territórios.

A primeira meta do projeto refere-se a articulação e qualificação dos 54 gestores/as, em nível estadual do PSE (saúde e educação) dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTI-E), das 27 Unidades Federativas e parceiros da sociedade civil, conselhos de direitos, conselhos de gestão (saúde e educação) e especialistas, através do Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do Programa Saúde na Escola (PSE), que será ofertado pela UFSB,  através do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, como curso de extensão, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX).

 

Texto: equipe do Fortalece PSE!

registrado em:
Fim do conteúdo da página