Página inicial > Últimas Notícias > Calendário acadêmico: volta às salas de aula será no dia 15 de julho

Calendário acadêmico: volta às salas de aula será no dia 15 de julho

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 14h10
  • Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 11h58

Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (05), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) discutiu e definiu o calendário acadêmico readaptado após o final das greves dos servidores técnicos-administrativos e docentes. Um primeiro encaminhamento foi a definição da data de reinício das aulas: dia 15 de julho, com a primeira semana dedicada para atividades programadas. Além do planejamento para retomar as atividades de ensino, as dimensões de pesquisa e de extensão, bem como eventos e os cronogramas de editais internos e externos, são consideradas nesse calendário (consulte o arquivo atualizado neste link).

Um fator considerado importante na elaboração da proposta foi o tempo necessário para que os estudantes consigam reorganizar suas vidas para o retorno às atividades acadêmicas. Elementos que também pesaram na decisão foram a necessidade de recuperar o alinhamento do Calendário Acadêmico com o calendário anual no menor tempo possível e as dificuldades relacionadas à deficiência no transporte durante os meses de julho e janeiro.

Assim, o semestre letivo 2024.1 retorna no dia 15 de julho e se encerra no dia 05 de outubro, tendo duas semanas de recesso letivo. O semestre letivo 2024.2 será de 21 de outubro até o recesso natalino, que inicia em 21 de dezembro. As atividades letivas serão retomadas no dia 13 de janeiro de 2025 e o final do semestre 2024.2 será em 15 de março de 2025.

Com isso, pretende-se que a recuperação da normalidade do calendário acadêmico seja alcançada ainda em 2025. O arquivo com o calendário acadêmico readaptado deverá estar disponível para consulta na página principal do portal da UFSB no início da segunda semana de julho.