Página inicial > Últimas Notícias > UFSB sediará II Encontro das Universidades Novíssimas e Super Novas

UFSB sediará II Encontro das Universidades Novíssimas e Super Novas

• Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 11h52
  • Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 11h57

II EncontroNos próximos dias 18 e 19 de junho, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediará, no campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, o “II Encontro das Universidades Novíssimas e Super Novas”. O tema geral será a gestão estratégica universitária em instituições públicas federais.

A programação conta com visita aos Colégios Universitários da UFSB, mesa de abertura, com o palestrante convidado Prof. Alexandre Brasil – Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação – MEC, e mesas redondas, contendo cinco temas: Educação Básica e Educação Superior como sistema educacional; O papel estratégico das IFES no desenvolvimento social e regional; A educação superior pública como agente de transformação socioambiental; Gestão estratégica, ferramentas de gestão, gerenciamento de riscos; e Territorialização, interiorização do ensino superior público. A reitora da UFSB, profa Joana Angélica Guimarães, abordará, em sua palestra, os encontros e desencontros da educação básica e educação superior.

Iniciado em 2023, no Piauí, os encontros entre as universidades novíssimas e super novas serão anuais e têm o objetivo de trocar experiências e compartilhar perspectivas entre todas as instituições participante, sendo elas a UFSB e as universidades federais do Cariri (UFCA), do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (UFOB), do Delta do Parnaíba (UFDPar), de Jataí (UFJ), de Catalão (UFCAT), de Rondonópolis (UFR), do Norte do Tocantins (UFNT) e do Agreste de Pernambuco (Ufape).