Página inicial > Últimas Notícias > Edital de contratação temporária de docentes e tutores/as para Escola Quilombo recebe inscrições até 28/06

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 14h46
  • Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2024, 16h33
  • Acessos: 1994

Estão abertas as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de docentes formadoras/es e tutoras/es para atuarem no projeto Escola Quilombo: Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola no Extremo Sul da Bahia (2024/2025), curso de formação continuada promovida através da parceria estabelecida entre o Ministério de Educação (MEC), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola (DIPERQ), Coordenação Geral de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola (CGERQ) e Universidade Federal do Sul da Bahia, através da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) e da Assessoria para Programas Especiais de Ações Afirmativas (APEAA). As inscrições para este processo seletivo acontecerão entre 04 a 28 de junho de 2024.

Serão selecionadas/os 05 (cinco) docentes formadoras/es e 05 (cinco) tutoras/es para atuarem nos seguintes módulos da formação continuada:

• Módulo 1: As Heranças Culturais, Históricas e Epistemológicas Quilombolas (30h).
  • Módulo 2: Direitos Humanos e Políticas Públicas nacionais para a Educação Escolar Quilombola e para as Relações Étnico-Raciais (45h).
  • Módulo 3: Educação Escolar Quilombola e o Ensino das Relações Étnico-Raciais (45h).
  • Módulo 4: Metodologias de Ensino para a Educação Escolar Quilombola (30h).
  • Módulo 5: Estruturação de pontos focais na região Extremo Sul da Bahia para a implementação, consolidação e promoção das diretrizes curriculares locais e para o fortalecimento da educação quilombola e do ensino das relações étnico-raciais (30h).

Para docente formador/a, podem se inscrever neste processo seletivo, mestras/mestres da cultura popular; professoras/es do quadro permanente e substituto da UFSB; professoras/es de outras Instituições de Ensino Superior Públicas; professoras/es do quadro efetivo das Secretarias de Educação Municipal ou Estadual e, pesquisadoras/es, de cujas pesquisas, se relacionem com este campo de produção de conhecimento.

Para tutoras/es, podem se inscrever neste processo seletivo simplificado, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSB, regularmente matriculadas/os.

O projeto Escola Quilombo: Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola no Extremo Sul da Bahia (2024/2025), destina-se à promoção da formação continuada e qualificação profissional para professoras/es e coordenadoras/es pedagógicas/os que atuam na Educação Básica das redes municipais e estadual em territórios remanescentes de quilombos ou em comunidades quilombolas certificadas da região Extremo Sul da Bahia; para estudantes dos cursos de licenciaturas interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e, para lideranças das associações comunitárias e comunidades quilombolas da região interessadas neste projeto.

As/os docentes formadoras/es selecionadas/os receberão pró-labores nos valores de R$ 3.610,80 (30h) e R$ 4.513,50 (45h). As/os tutoras/es selecionadas/os receberão pró-labore no valor de R$ 1.805,40.

As orientações e inscrições para as pessoas que desejam ser cursistas no projeto Escola Quilombo: Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola no Extremo Sul da Bahia (2024/2025), serão publicadas em um próximo edital.

Para outras informações sobre as regulamentações, os requisitos e as especificações das atividades de docentes formadoras/es e tutoras/es, consultar o Edital PROAF Nº 10/2024, disponível na página da UFSB.

Link do edital: https://ufsb.edu.br/proaf/editais/2024/edital-proaf-10-2024-processo-seletivo-simplificado-para-docente-formador-a-e-tutor-a-do-projeto-escola-quilombo-curso-de-aperfeicoamento-em-educacao-escolar-quilombola-no-extremo-sul-da-bahia-2024-2025-mec-secadi-diperq-cgerq-ufsb