Página inicial > Últimas Notícias > UFSB inicia aulas do Programa Universidade para Todos. Inscrições para o Enem já começaram

• Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2024, 16h53
  • Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2024, 11h05

O Programa Universidade para Todos (UPT) foi iniciado na UFSB na última semana. A UPT é uma política pública do Governo do Estado da Bahia, coordenada pela Secretaria da Educação (SEC-BA), em parceria com diversas universidades estaduais e federais: UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFRB e, agora, a UFSB. O objetivo do programa é o fortalecimento das aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede estadual, para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. No dia 23 de maio, a UPT-UFSB iniciou suas atividades nos polos de Itamaraju, Coaraci, Santa Cruz Cabrália, Posto da Mata e Helvécia. Hoje (28), a aula inaugural se dará no polo de Medeiros Neto.

UPT HELVÉCIA

UPT - Helvécia

As atividades da UPT-UFSB aconteceram nas salas de aula da Rede CUNI, nos turnos vespertinos e noturnos, com a recepção de aproximadamente 500 alunos do Ensino Médio e egressos do Ensino Médio. As atividades perpassaram pela apresentação da equipe de coordenadores, monitores e assistentes operacional, um vídeo com as boas-vindas da Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, e um vídeo da Secretária de Educação Estadual da Bahia, Patricia Matos Machado, palestras de docentes da UFSB e um lanche integrador. No dia 24 de maio, continuaram com as atividades com uma palestra on-line transmitida para todos os polos do professor Leonardo Finelli intitulada Educação Superior: formação para o mundo do trabalho.

UPT POSTO DA MATA

UPT - Posto da Mata

"A experiência foi excelente, pois tivemos a participação dos alunos do ensino médio falando sobre as expectativas de fazer o ensino superior e em quais cursos. O programa irá oferecer aulas, simulados, aulões, palestras e orientação profissionais para esses alunos que pretendem fazer uma boa prova do enem e depois ingressar no Ensino superior público", disse a professora Caroline Caputo, coordenadora geral da UPT-UFSB.

UPT Cabrália

UPT - Cabrália

Inscrições para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma porta de entrada para a UFSB, que, atualmente, oferece dois tipos de ingresso: através do Sisu, em que um dos requisitos é a pontuação do Enem, e seu edital próprio, em que o estudante também pode ingressar através da pontuação do Enem.

É importante lembrar que p Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para Enem 2024 ontem (27). As inscrições deverão ser realizadas de até o dia 7 de junho, na página do INEP. Para quem não solicitou a isenção ou teve seu indeferimento, a taxa de pagamento é no valor de R$85,00. As provas estão previstas para os dias 3 e 10 de novembro.

UPT COARACI

UPT - Coaraci