Página inicial > Últimas Notícias > PPGER abre inscrições para o I Seminário Nacional Aquilombar-se

PPGER abre inscrições para o I Seminário Nacional Aquilombar-se

• Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2024, 11h05
  • Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2024, 11h59

O evento ocorrerá entre 12 e 14 de junho, em Ilhéus, e é gratuito

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) convida toda a comunidade a participar do I Seminário Nacional Aquilombar-se – Estéticas Fabulatórias, Escolas Contracoloniais, a se realizar nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2024 na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Ilhéus (APPI), no bairro Malhado.

Banner Aquilombar se Final by Caio

Até 2 de junho, estarão abertas inscrições para apresentação de comunicações. As sessões temáticas, as normas e o formulário para submissão de trabalhos estão disponíveis no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1ZxQsOe7REXqlzjO9Q27hCuHn0wSPM31OkQK5-v0Y1GrdhA/viewform

As sessões de comunicação ocorrerão no período matutino.

Ouvintes poderão se inscrever até no dia de início do evento, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScx7PMq0J4Iav3Zra5SNGWpJhxS9yTGEaAqUvgLKskg5mhG7A/viewform

O Seminário Aquilombar-se, com o tema “Estéticas fabulatórias, escolas contracoloniais”, estrutura-se em torno do conceito de aquilombamento e dá continuidade aos debates acerca dos rumos de uma educação antirracista e contracolonial que ocorreram nos seminários anteriores do PPGER. Nesse ano, a ênfase está na investigação da abordagem de determinadas práxis da palavra artístico-literária como método para a invenção de teorias críticas fabulatórias e objetos estéticos pluriepistêmicos e pluriculturais.

Milena Magalhães, professora do PPGER que organiza o evento junto com as professoras Cynthia Barra e Lilian Reichert e o professor Guilherme Foscolo, reflete que o objetivo é trazer para o centro as discussões sobre a estética, a arte e a literatura de autoria negra e indígena, que estão sempre presentes nos projetos do PPGER. “Queríamos destacar a força dessa arte para deslocar os próprios sentidos do estético, do artístico e do literário e para consolidar visões de mundo pautadas nas diferenças. A ideia foi convidar pesquisadoras e pesquisadores que pensassem o tema do seminário a partir de seus estudos e também egressas e egressos do PPGER que tiveram a experiência de publicarem suas pesquisas contra-hegemônicas”.

A programação envolve conferências, mesas-redondas, oficinas, sessões de comunicação de resultados de pesquisas acadêmicas e debate com egressos/as do PPGER autores/as de livros da Série Transfluência, parceria com a Editora Editus, da UESC.

Conferencistas

A conferência de abertura, de título “Cisma, Lábia e Veneno – artes pretas”, será proferida por Allan Santos da Rosa, escritor, angoleiro, licenciado em História, Mestre e Doutor pela USP. Autor de vários livros: Pedagogia, autonomia e mocambagem (2013), Águas de Homens Pretos – Imaginário, Cisma e Cotidiano Ancestral: São Paulo, séculos 19 a 21 (2021), Ninhos e revides – Estéticas e Fundamentos, Lábias e Jogo de Corpo (2022), Balanço Afiado – Estética e Política em Jorge Ben (2023), em coautoria com Deivison Faustino (2023), entre outras obras de ficção e não-ficção.

A professora Cláudia Miranda, da UNIRIO, fará a conferência de encerramento, intitulada “Perspectivas decoloniais de educação e itinerâncias mais ao sul: des/re/aprendizagens na formação docente”. A convidada é Pós-Doutora em Psicossociologia de Comunidades (UFRJ), Doutora em Educação (UERJ), Mestre em Educação e Graduada em Letras (UFRJ). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade (GFPPD/CNPq). Atua como coordenadora de pesquisa do Núcleo de Estudos afrodescendente e Indígena (NEABI) da UNIRIO.

Parcerias

Além do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Ilhéus (APPI), o evento tem parceria com o Curso Técnico em Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (CEEP).

Apoio financeiro

O evento será realizado com recursos do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Ministério da Educação (MEC).

Local:

APPI: Rua Lindolfo Collor, n. 886, Malhado, Ilhéus/BA.

Informações detalhadas:

Contato: