Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza reforma no Pronto Atendimento em que estudantes da área de saúde realizam atividades práticas – parceria via COAPES

• Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2024, 11h40
  • Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2024, 13h49

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está realizando obras de reforma no Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (BA), uma ação que visa aprimorar os serviços de saúde prestados à comunidade e, em especial, uma importante contrapartida para estudantes que realizam internato na rede hospitalar municipal.

REFORMA 1

A reforma do Pronto Atendimento é uma iniciativa estratégica prevista na parceria estabelecida com o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), celebrado entre a UFSB e a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas. Este programa (COAPES), pautado por diretrizes interministeriais do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, tem como objetivo promover a integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde, buscando aprimorar o atendimento à população e a formação profissional.

A reforma prevê a disponibilização de espaços modernizados e atualizados com novas instalações hidrossanitárias e pluviais, novas instalações elétricas, sistema de prevenção e combate a Incêndio, sistema de climatização, ventilação e exaustão, aplicação estratégicas para melhoria da comunicação visual, entre outras melhorias e atualizações na edificação. Além disso, o novo Pronto Atendimento ainda contará com uma sala de estabilização e respectivos ambientes que ajudam a melhorar e acelerar a resposta às emergências, a sala amarela e a sala vermelha. Com a realização desta reforma, espera-se não apenas melhorar as instalações físicas do espaço em questão, mas também otimizar os processos de atendimento, garantindo maior eficiência e conforto a pacientes.

reforma 2

A reforma em questão foi possível graças ao recurso destinado às Universidades Federais com cursos de Medicina que não possuem hospital próprio e o projeto de arquitetura e engenharia foi desenvolvido pela Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/Propa). Após reunião ocorrida em março de 2023 entre o Comitê Gestor do COAPES e a UFSB, por meio do Decanato do CFCS, da Pró-Reitoria de Administração (Propa) e suas respectivas Diretorias (Dinfra e Dirad), os(as) gestores(as) traçaram metas estratégicas para o melhor aproveitamento do recurso com ações de impacto que pudessem oferecer respostas a algumas das principais necessidades apresentadas pelos entes envolvidos na parceria.

Com a reforma em andamento por meio da empresa contratada para esta finalidade, a Pró-Reitoria de Administração destaca que a ação desenvolvida no Pronto Atendimento consolida a parceria estabelecida por meio do COAPES e reforça o compromisso conjunto com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de saúde local e da formação prática dos(as) discente da área de saúde.

REFORMA 3

O Decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), Prof. William Freitas, ressaltou que a reforma trará resultados positivos para os(as) estudantes, para a UFSB e para toda a comunidade atendida via COAPES.

Fonte: Propa e CFCS, com fotos de Samuel Siquara Giacomin e Kleberson Bandeira