Página inicial > Últimas Notícias > UFSB recebe estudantes de diversas nacionalidades para curso de campo sobre restauração de florestas tropicais

• Publicado: Terça, 21 de Maio de 2024, 10h53
  • Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2024, 11h10
No período de 5 a 12 de maio, ocorreu o curso de campo da disciplina "Seminário sobre Restauração de Florestas Tropicais" da Escola de Meio Ambiente da Universidade de Yale, em parceria com o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, e a UFSB. O objetivo do curso foi proporcionar aos alunos de mestrado de Yale uma imersão nas iniciativas brasileiras de restauração ambiental, sistemas agroflorestais e silvicultura de espécies nativas.

Visita CJA5

Realizado entre os municípios de Porto Seguro e Ilhéus, o curso adotou o formato de um study tour, permitindo que os participantes visitassem diversos projetos e iniciativas, como PARNA Pau-Brasil, Refazenda Agricultura Sustentável, Symbiosis Investimentos, Fazenda Ouro Verde - re.green, AMAP - Almada Mata Atlântica Project, Fazenda Nova Aurora, IFV - Instituto Floresta Viva, além da CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira e do CIC - Centro de Inovação do Cacau.

Visita CJA4
O grupo contou com 15 estudantes de diversos países, EUA, Canadá, França, Gana, Gambia, India, Filipinas, Singapura e Sri Lanka, acompanhado pelos prof. Mark Ashton (Yale Forests), prof. Daniel Piotto (UFSB), Jacob Slusser (ELTI-Yale Panamá) e Mabel Ludka (ELTI-Yale Brasil/ IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas).

O grupo passou no dia 9 de maio, pela manhã, no campus Jorge Amado da UFSB, onde visitou as parcelas experimentais de sistemas agroflorestais e a infraestrutura de pesquisa do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais. À tarde, o grupo visitou o CIC - Centro de Inovação do Cacau, para conhecer o Laboratório de Qualidade do Cacau e o processo de produção e fabricação de chocolate.

Visita CJA

Texto e fotos encaminhados por Daniel Piotto