Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Solidariedade da Andifes à População do Rio Grande do Sul

Nota de Solidariedade da Andifes à População do Rio Grande do Sul

• Publicado: Sábado, 04 de Maio de 2024, 09h17
  • Última atualização em Sábado, 04 de Maio de 2024, 09h17

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vem manifestar publicamente sua solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que tem vivido uma verdadeira tragédia com as fortes chuvas que atingem o estado desde a última terça-feira (30).

Segundo a Defesa Civil, mais de 24 pessoas morreram e aproximadamente 15 mil estão desabrigadas ou desalojadas em 147 municípios. O Governo do Estado decretou situação de calamidade pública.

O volume de chuvas foi causado pela combinação de fatores meteorológicos, como a temperatura recorde do planeta em abril, o aquecimento do Oceano Atlântico, a massa de ar seco e a onda de calor no centro do país. São eventos considerados atípicos e contabilizados como consequência das mudanças climáticas, já tão alertadas por nossos pesquisadores e instituições.

A ciência produzida em nossas universidades, centros tecnológicos e institutos emite alertas e também está à disposição das autoridades para colaborar na elaboração de políticas e na implementação de medidas que visem barrar o avanço dessas mudanças e diminuir os efeitos sobre toda a nossa sociedade e o planeta.

Neste momento de dificuldade, a Andifes lamenta profundamente a situação e se solidariza também com as comunidades acadêmicas do Rio Grande do Sul. Além de perdas irreparáveis de documentos importantes na UFSM e danos materiais em campi da Unipampa, muitos outros campi estão isolados e com riscos de falta de energia elétrica, o que ameaça também resultados de pesquisas e projetos de relevância para o Estado.

Andifes