Página inicial > Últimas Notícias > Estágio Supervisionado das Artes organiza seminário com supervisoras da Educação Básica

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 17h07
  • Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 17h31

018768b3 238e 44e9 a1de 9fdc8d172707Na terça-feira, 12 de março de 2024, no Campus Paulo Freire, o Estágio Supervisionado das Artes, orientado pelos professores Fernando Leão e João Vítor Mulato, organizou o Seminário Possibilidades e Desafios do Ensino-Aprendizagem em Arte nas escolas, com supervisoras de estágio da Educação Básica, que atuaram junto às/aos estudantes de Artes da UFSB, em escolas públicas de Teixeira de Freitas, em 2023.

O seminário teve por principal objetivo o de fortalecer a integração Universidade e Escola, atento ao compromisso com a Educação Básica, um dos vetores que fundamenta a missão institucional da UFSB, além de ampliar a relação com as professoras, valorizando seus saberes e suas experiências, fomentando um espaço-tempo para as conversações.

rosana dai e anaNa abertura do seminário, o professor Fernando lembrou Paulo Freire, que diferencia contato e relação, e afirmou “nós não queremos apenas ter contato com as professoras supervisoras, senão construir relações, com reflexão e com intencionalidade, de modo a ler, reconhecer e transformar permanentemente nossa práxis nos estágios supervisionados”.

O seminário contou com a presença das professoras Rosana Braga, do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa; Ana Clara Torres, da Escola Municipal Igualdade e Justiça; e Daianny Godoy, do Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão, além de quase trinta estudantes matriculados nos Estágios Supervisionados das Artes.

e7c1e6c2 76fd 4da1 8a8f 0bd133f9ae47“Professoras, qual é mesmo o papel da Arte na escola?”, “a Arte ainda segue sendo percebida como de menor importância entre os componentes escolares?”, “como tem sido o desafio de trabalhar com um número cada vez maior de estudantes neuroatípicos?”, “vocês lembram de alguma aula que marcou a sua trajetória?”, “o que vocês pensam acerca do Novo Ensino Médio?”, “como a gente pode trazer o tema da diversidade cultural nas aulas de Arte?”. Perguntas como essas marcaram o encontro e permitiram construir um panorama de experiências diversas em Arte com perspectivas que têm fertilizado o chão das escolas, afinando os laços entre a escola, a universidade e a sociedade.

Em sua fala de encerramento, o professor João Vítor agradeceu a participação das professoras e fez uma breve avaliação: “vale dizer que o compartilhamento de experiências com docentes da escola regular possibilita um aumento da curiosidade nos alunos da UFSB que, tenho a certeza, a partir desse seminário, ficaram ainda mais interessados em colocar em prática os conhecimentos adquiridos dentro e fora da universidade”.

(Informações dos professores Fernando Leão e João Vítor Mulato, Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias – IHAC/CPF)