Página inicial > Últimas Notícias > Primeira semana de aula é marcada pela Semana do Acolhimento

Primeira semana de aula é marcada pela Semana do Acolhimento

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 18h42
  • Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 15h10

Semana de acolhimentoA Semana de Acolhimento foi marcada pelo retorno dos estudantes veteranos e a chegada dos calouros nos três campi da UFSB. Durante os dias 04 e 08 de março, a programação de cada campus foi voltada ao conhecimento do novo mundo acadêmico, com uma programação especial objetivando a integração entre os estudantes e palestras sobre a UFSB e seu funcionamento.

Para essa semana, a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, realizou uma visita aos três campi para conhecer de perto os novos estudantes e docentes que irão ingressar na UFSB, sanando possíveis dúvidas e apresentando a Universidade com alguns pró-reitores da insituição. Ela participou de palestras e reuniões internas e externas com o intuito de ouvir toda a comunidade acadêmica e estreitar laços com alguns órgõs externos à universidade.

Semana de Acolhimento

Para esse ano, foram ofertadas quase 3 mil vagas em dois diferentes processos seletivos. A novidade para 2024 é a semestralidade. A UFSB contava com o regime de quadrimestres e, agora, passa a ser semestral, possibilitando um calendário acadêmico semelhante às demais universidades e  um maior tempo para o processo de ensino-aprendizagem.

Aliados à programação especial, foram inaugurados os Painéis Indígenas, com o ato de descerramento das placas. Para a seleção desses painéis, realizou-se o concurso de painéis indígenas, sendo uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) e do Centro de Formação em Artes e Comunicação. O objetivo era selecionar estudantes ou grupos, artistas ou grupos indígenas, para realizar três intervenções artísticas, uma em cada campus. O edital foi lançado no ano passado e cada proposta selecionada recebeu um valor de 10 mil reais para a sua realização. Esse edital foi financiado com recursos da FAPEX, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão, e uma parte de recursos próprios da Universidade.

Semana de Acolhimento 2

De acordo com Amanda Bastos, Diretora de Assuntos Comunitários e Estudantis, o edital foi pensado para valorizar os saberes tradicionais, para valorizar a expressão artística dos nossos estudantes e para consolidar essa identidade da UFSB com as ações afirmativas e com a promoção do acesso a ensino superior dos estudantes indígenas.

painel csc

Parte do Painel Indígena - campus Sosíegenes Costa