Página inicial > Últimas Notícias > UFSB inicia parceria com a Universidade Para Todos (UPT) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia

• Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 14h48
  • Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 14h48

Em 2024, a UFSB fará parte do Programa Universidade Para Todos (UPT). O Programa é uma política pública da Secretaria de Educação do Estado (SEC), instituído pelo Decreto 20.004 de 21 de setembro de 2020, que visa o fortalecimento das aprendizagens e a preparação dos/as estudantes concluintes e egressos/as da rede estadual para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

Tendo como público-alvo os/as alunos/as que estudaram todo o Ensino Médio em instituições públicas, ou que estão cursando o último ano do Ensino Médio, a UPT é operacionalizada por quatro Universidades Estaduais (UNEB, UESC, UESB, UEFS) e, agora, será colocada em prática também por três Universidades Federais (UFRB, UFOB e UFSB).

Foto 1

A UFSB atuará em seis municípios polos onde há salas da Rede de Colégios Universitários Anísio Teixeira (Rede CUNI): Coaraci, Santa Cruz de Cabrália, Itamaraju, Medeiros Neto, Posto da Mata (distrito de Nova Viçosa) e Comunidade de Helvécia.

Foto 2No dia 26 de janeiro, a coordenadora geral da UPT/UFSB, professora Caroline Rezende Caputo, participou da reunião de abertura do Programa em 2024 na SEC, em Salvador. No dia 23 de fevereiro, juntaram-se a ela a equipe constituída da UPT/UFSB – a coordenadora pedagógica, professora Gabriela Rodella de Oliveira, e o coordenador administrativo e financeiro, o servidor Lucas D’Elion Correia Limeira – para a segunda reunião deste ano da UPT na SEC. Um dia de muito trabalho, de muita informação e de forte planejamento para o início do Programa. Conduzida pela professora Patrícia Matos Machado, a reunião tratou dos processos de contratação, do edital de inscrição, das estratégias de divulgação, entre outros assuntos.

As aulas da UPT/UFSB serão presenciais, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das áreas de Linguagens, Redação, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além das aulas regulares, serão realizados projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados e orientação profissional. O Programa oferece também material didático e fardamento.

As inscrições para os/as alunos/as da rede e/ou egressos/as do Ensino Médio participarem do programa acontecerão entre os dias 05 a 12 de março, e as aulas têm previsão de início na primeira quinzena de abril. Os/As professores/as monitores/as serão selecionados/as pela equipe de coordenador/as, podendo ser alunos/as de graduação e/ou pós-graduação da UFSB. A equipe da UPT/UFSB também contará com coordenadores/as de área, selecionados/as por edital interno, para capacitação dos/as monitores/as.

Com informações de Caroline Caputo