Página inicial > Últimas Notícias > UFSB, UESC e RNP se reúnem para debater sobre Rede Sul-Baiana de Comunicação

UFSB, UESC e RNP se reúnem para debater sobre Rede Sul-Baiana de Comunicação

• Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 15h10
  • Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 15h10

No dia 15 de fevereiro, a Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) recebeu o Gerente de Relacionamento Federativo da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o senhor Rafael Pontes Lima, em uma reunião de extrema importância para os avanços tecnológicos da instituição.

RNP

Acompanhado pelo professor Gesil Sampaio Amarante II, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), os visitantes foram recebidos pela Reitora, professora Joana Angélica Guimarães, e pela Superintendente de Tecnologia da Informação, professora Mydiã Falcão Freitas. O encontro teve como pauta principal os próximos passos da Rede Sul-Baiana de Comunicação em alta velocidade para Educação, Tecnologia e Inovação (GigaSul).

A GigaSul é um projeto de grande relevância, visando a implantação de uma rede de comunicação rápida entre instituições de ensino e pesquisa, prefeituras e empresas do polo de informática do Sul da Bahia. A previsão é que a UFSB, como participante ativa do projeto, receba até o dia 02 de maio de 2024, dois links de 10GB cada, um no Campus Jorge Amado (CJA) e outro na Reitoria.

Essa iniciativa trará benefícios significativos para a comunidade acadêmica, como a independência de link para o CJA, diminuindo problemas como quedas de conexão. Já para a Reitoria, a redundância proporcionada pelo link da GigaSul garantirá continuidade nos serviços em casos de falha no link principal.

Em uma continuação dessas discussões, no dia 16 de fevereiro, uma nova reunião foi realizada na Torre da Reitoria da UESC, com a presença de representantes de diversas instituições envolvidas na GigaSul, a saber: IFBA Campus Ilhéus, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Núcleo de Tecnologia Educacional de Itabuna, UESC e UFSB. Nesse encontro, foram discutidas as próximas fases do projeto e a governança da rede, consolidando o compromisso mútuo de fortalecer a infraestrutura tecnológica da região.

RNP 2

Com informações da STI