Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão "Papo de Mulher" ganha Prêmio Nacional no 39° Troféu Angelo Agostini
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão "Papo de Mulher" ganha Prêmio Nacional no 39° Troféu Angelo Agostini

  • Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 12h15
  • Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 12h16
  • Acessos: 376

Após votação popular a nível nacional, Papo de Mulher: Almanaquezine de Fotonovelas (Projeto de extensão Proex-UFSB) ganhou o importante troféu Angelo Agostini, na categoria fanzine, no dia 30 de janeiro de 2024, Dia do Quadrinho Nacional.

Papo de Mulher

Em sua 39ª edição, a Premiação é uma iniciativa da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC) e celebra as melhores produções no âmbito das histórias em quadrinhos no Brasil. O nome do prêmio faz referência à publicação da primeira história em quadrinhos feita por Angelo Agostini, em 30 de janeiro de 1869.

Papo de Mulher: Almanaquezine de Fotonovelas, de 24 páginas coloridas, tem oito histórias (em fotonovelas) sobre autonomia feminina em distintos contextos sociais, como: trabalho, assédio, família, saúde da mulher negra, maternidade, amamentação, infância, políticas públicas para mulheres, etc. elaboradas por Aline Baffa, Ana Basaglia, Andréa Rocha, Ane Cattariny Nossa, Danielle Barros, Evllin Oliveira, Jéssica Souza e Thina Curtis. A produção coletiva, organizada por prof. Drª Danielle Barros (coordenadora do projeto) e a bolsista do projeto Evllin Oliveira, foi fruto de uma oficina de Fotonovelas, realizada pelo projeto de extensão em março de 2022, de forma remota. Além das fotonovelas em si, o zine também traz dicas a educadores sobre como usar Fotonovelas na prática pedagógica e ensina como cada pessoa fazer sua própria fotonovela.

O projeto Papo de Mulher foi criado em 2021, (Edital 02/2021 Proex UFSB), e atualmente é denominado “Papo de Mulher na Educação Científica: Proposições de práticas pedagógicas lúdicas e decoloniais para o ensino de ciências e saúde” (Edital 04/2023 Proex UFSB).

O relevante e longevo prêmio celebra todos os anos (desde sua criação em 1984), o Dia do Quadrinho Nacional. A premiação com o anúncio de vencedores do Troféu Angelo Agostini aconteceu em cerimônia on-line ao vivo através do canal da AQC no YouTube no dia 30 de janeiro de 2024, e as vencedoras receberam um diploma. Na ocasião, participaram cartunistas e quadrinistas de grande importância nacional como Laerte Coutinho, Bira Dantas, Helô D’Angelo, Laudo, Adriana Melo, Nilson Azevedo, Gazy Andraus e muitos outros. A professora Danielle Barros participou do momento da diplomação representando o fanzine Papo de Mulher.

Papo de Mulher

Trecho da premiação do fanzine Papo de Mulher: https://youtu.be/rAXkplvzcxw

Confira a cerimônia de premiação completa aqui: https://www.youtube.com/live/b9c-T51362s?si=MEMM5y5-m__1QJMW

Se você ainda não leu, baixe o zine aqui - Papo de Mulher: Almanaquezine de Fotonovelas: https://www.canva.com/design/DAFMuuNWjHA/jOmhhCVrxTsmXGHUhnbPZg/edit?utm_content=DAFMuuNWjHA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Confira mais imagens e informações sobre a premiação: https://ivsacerdotisa.blogspot.com/2024/01/papo-de-mulher-ganha-premio-nacional-no.html

Siga Papo de Mulher no Instagram: https://www.instagram.com/papodemulherufsb/

 

Com informações de Danielle Fortuna

registrado em:
Fim do conteúdo da página