Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Caderno de resumos do Seminário de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas já está disponível online
Início do conteúdo da página

Caderno de resumos do Seminário de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas já está disponível online

  • Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2024, 15h07
  • Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 12h14
  • Acessos: 868
Captura de tela 2024 01 12 113304O caderno de resumos do I Seminário Nacional de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas já pode ser consultado neste link. O evento foi realizado pelo Grupo de Estudos em Língua de Sinais Brasileira (GELIS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), coordenado pela prof.ª Daniane Pereira (CSC), entre os dias 24 e 26 de outubro, no formato remoto. O Seminário buscou promover o uso e a difusão da Língua de Sinais Brasileira (LSB), contribuindo, também, para a formação de profissionais bilíngues que colaborem para o processo de educação bilíngue para surdos no sistema educacional brasileiro, com igualdade e equidade de direitos à Comunidade Surda.
 
A comissão organizadora, além da professora Daniane, contou com a equipe formada pelos professores Jaqson Alves Santos (CPF) e Ivanildo Félix da Silva Júnior (CJA), a professora Ana Cristina Santos Peixoto (CSC), as técnicas Helen Rodrigues de Oliveira (SAI CSC), Maria Inês Vancini Sperandio (SAI CSC) e Iris Leyde Lima Vieira (PROAF), o técnico Kerson Kleber Espinola Pereira (SAI CJA), a acadêmica Dilsa Maria Santos Carrera (discente CSC) e os acadêmicos João Vitor Nascimento de Santana (discente CSC) e Leandro de Oliveira Santos (discente CPF). 
O foco do Seminário esteve em reunir professores e acadêmicos da área de Letras e Educação, tradutores, intérpretes (pessoas surdas e não surdas) e demais interessados em refletir e discutir sobre aspectos que envolvem a língua de sinais, tais como: aspectos linguísticos; contato de línguas; bilinguismo; aquisição de L2; aquisição da LSB; oralidade e escrita de LSB, políticas linguísticas voltadas às pessoas surdas; tradução e interpretação; processo de ensino e aprendizagem como  primeira (L1) e segunda língua (L2). Ao todo, participaram 504 pessoas, entre graduandos, pós-graduandos, professores e demais pesquisadores da UFSB e de outras instituições de diversos estados brasileiros, além de nove palestrantes convidados. A programação contou com atividades no matutino, vespertino e noturno, entre oficinas, palestras, mesa-redonda, relatos de experiências e apresentação de 41 trabalhos científicos selecionados.  
Os resumos aprovados para o I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE PESSOAS SURDAS estão organizados nos seguintes eixos temáticos: Língua de Sinais Brasileira, sociedade e interação; Língua de Sinais Brasileira, mídias e tecnologias educacionais; Língua de Sinais Brasileira e educação. O documento pode ser buscado no endereço acervo.ufsb.edu.br, constando com o seguinte registro:  
SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE PESSOAS SURDAS, 1., 2023, Porto Seguro, BA. Caderno de resumos do I Seminário Nacional de Educação Bilíngue de Pessoas Surdas. Porto Seguro: UFSB, 2023. 57 p. ISBN 9786587232423. Disponível em: http://200.128.51.16:8080/pergamumweb/vinculos/000014/000014de.pdf
registrado em:
Fim do conteúdo da página