• Publicado: Sábado, 23 de Dezembro de 2023, 10h28
  • Última atualização em Sábado, 23 de Dezembro de 2023, 10h28

A Universidade Federal do Sul da Bahia vem, por meio desta nota, externar sua profunda consternação pelo assassinato do Cacique Lucas Kariri-Sapuyá, liderança dos povos indígenas da Aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu. A violência contra os povos indígenas do sul e extremo sul da Bahia atinge diretamente a nossa universidade, especialmente quando vitima jovens e lideranças que poderiam estar em nossos corredores se juntando a centenas de outros jovens indígenas, sobretudo dos povos Tupinambá, Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe, que muito abrilhantam a UFSB.

A UFSB clama que as autoridades políticas e policiais apurem o caso e promovam garantias e políticas públicas que defendam os direitos dos povos indígenas.