Página inicial > Últimas Notícias > Cursos da UFSB são avaliados no Enade com notas 4 e 5

Cursos da UFSB são avaliados no Enade com notas 4 e 5

• Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 10h27
  • Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 11h19

Quase todo estudante fica de cabelo em pé ao ouvir a palavra ENADE. A sigla, conhecida por muitos, ainda deixa algumas dúvidas sobre o que significa. ENADE nada mais é do que o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Realizado periodicamente, ele compõe o tripé avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: ENADE + Avaliação de Cursos de Graduação + Avaliação Institucional, como maneira de analisar de forma completa a qualidade do ensino da instituição.

Após um grande quantitativo de notas 4 e 5 obtidas pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na avaliação de seus cursos de graduação, que corresponde a mais de 86% dos cursos, agora, a universidade começou também colher os frutas das notas do Enade: nota 04, nos cursos de Psicologia e Direito, e nota 5, no curso de Políticas Públicas, sendo a nota máxima do exame.

"Receber resultados tão bons quanto os recentes 4 e 5 para os cursos avaliados na última edição mostra que a UFSB está no caminho certo. Este resultado recheia uma trajetória em que a UFSB tem se mostrado exitosa, a exemplo de nosso recredenciamento recém obtido junto ao INEP, momento em que fomos agraciados com conceito máximo, ou ainda nos resultados alcançados nos inúmeros reconhecimentos de curso pelos quais temos passado e temos sido igualmente bem avaliados.", afirmou o Pró-Reitor de Gestão Acadêmica, Francesco Lanciotti.

Em dados apresentados pelo Diretor de Ensino e Aprendizagem, Márcio Carvalho, apenas 5,5% de todos os cursos superiores avaliados na edição do ENADE 2022 atingiram conceito 5, ou seja: o curso de Políticas Públicas está nesse pequena porcentagem. Além disso, o curso da UFSB foi o único desta área a receber conceito 5 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já o curso de Psicologia, que recebeu conceito 4, ficou entre os 20% mais bem conceituados do país, e o Bacharelado em Direito recebeu conceito 4, posicionando-se entre os 25% cursos da área melhor conceituado.

O Enade tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, às suas habilidades para ajustamento, às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. O processo avaliativo do Enade contempla, além das provas de desempenho no Componente de Formação Geral e no Componente de Conhecimento Específico, o Questionário do Estudante, que foi preenchido on-line, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Internet.

"É de se destacar que são, em sua maioria, cursos novos passando por sua primeira bateria de avaliações. Acredito que esse conjunto de bons resultados se deve ao cuidado com que os projetos pedagógicos foram pensados, construídos e estão sendo executados; o cuidado com que os colegiados têm atuado. É imprescindível destacarmos a participação dos estudantes em todo esse processo e, especificamente quanto ao Enade, seu envolvimento, compromisso e cuidado para que atingíssemos esse patamar", finaliza o pró-reitor.