Página inicial > Últimas Notícias > Divulgado edital do PIPCI Ações Afirmativas

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 16h41
  • Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 17h17

A Coordenação de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) publicou nesta segunda (06) o edital PROPPG nº 11/2023, que versa sobre a seleção de projetos para o Programa de Iniciação a Pesquisa, Criação e Inovação para Ações Afirmativas (PIPCI-AF). As cotas de bolsas disponíveis para esse edital são parte de uma suplementação do CNPq, em acordo de cooperação com o Ministério de Igualdade Racial, outorgada à UFSB na última semana. Estão disponívels 25 cotas, destinadas exclusivamente a estudantes de graduação negros.

O PIPCI-AF visa conceder bolsas de iniciação científica a estudantes negros de cursos de 1º e 2º ciclos da universidade, e segue o mesmo propósito do PIPCI, que é estimular a formação científica e tecnológica de discentes da graduação, contemplando diversos objetivos que incluem o preparo de novos pesquisadores e profissionais comprometidos com pesquisa, desenvolvimento tecnológico, criação e inovação na sociedade, na iniciativa privada e no setor público. Nesta etapa, professores efetivos e aposentados, com doutorado, e professores visitantes com plano de trabalho vinculado à UFSB podem submeter propostas para pleitear as bolsas. Conforme a PROPPG, será possível aplicar o projeto submetido ao edital PROPPG nº 01/2023, desde que os planos de trabalho sejam diferentes.

Em uma etapa posterior, os coordenadores dos projetos contemplados com bolsas poderão selecionar discentes para a realização das atividades previstas. O PIPCI, quando financiado pela UFSB, ofertará bolsas de iniciação à pesquisa, criação e inovação no valor mensal de R$ 700,00 (setecentos reais).

Publicação do Edital: 06/11/2023

Período de Impugnação do Edital:  06/11/2023 e 07/11/2023

Submissão de projetos e planos de trabalho no SIGAA: 08/11/23 a 18/11/23

Avaliação dos projetos: 19/11/23 a 26/11/23