Página inicial > Últimas Notícias > Reitora participa de evento internacional com tema "Educação Superior para a Cidadania Global”

• Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 07h41
  • Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 07h42

Genebra2No final do mês de outubro, a reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, participou da XVI Assembléia Geral e XIII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), em Genebra, na Suíça. Com o tema "Educação Superior para a Cidadania Global”, o evento englobou quatro grandes eixos:

Eixo 1 – O papel do ensino superior na garantia da justiça social e da equidade
Eixo 2 – Refugiados e Migrantes na universidade: compartilhando de experiências
Eixo 3 – Transformar a universidade para promover a cidadania global
Eixo 4 – A contribuição das universidades para a realização dos objetivos de desenvovimento sustentável

Para o debate de cada eixo, foram montadas mesas para a discussão em busca de soluções plausíveis e trocas de experiências.Genebra1

Dentre as outras atividades do encontro, aconteceu uma visita à sede da UNESCO, onde os representantes das instituições tiveram a oportunidade de conhecer alguns projetos de interesse das universidades brasileiras. Em outro momento, a reitora Joana Guimarães apresentou a UFSB a todas as instituições presentes, que contemplavam os cinco continentes, e a experiência dos colégios universitários e o modelo de ciclos.

Outro ponto importante foi a oportunidade apresentada pelo Reitor da Universidade de Genebra, Yves Flückiger, sobre parcerias com financiamento de instituições  suíças, ampliando as possibilidades de internacionalização para a UFSB.

Sobre GCUB

O GCUB completa 15 anos de atuação, e tem sido responsável, ao longo dos anos, por inúmeros projetos que promovem a cooperação internacional em diversas áreas do conhecimento, permitindo que alunos, professores e pesquisadores ampliem suas experiências acadêmicas e culturais.