Página inicial > Últimas Notícias > Licenciatura de História da UFSB obtém nota 4 no INEP

Licenciatura de História da UFSB obtém nota 4 no INEP

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 16h25
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 16h25

O curso de Licenciatura em História acaba de entrar para a lista de cursos da UFSB que obtiveram nota 4, em um máximo de 5, no reconhecimento do INEP. O processo de reconhecimento de cursos pelo INEP é uma garantia da qualidade da educação superior ofertada no país. A avaliação in loco aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro, no campus Sosígenes Costa, em Porto seguro. A visita da comissão avaliadora visou a comprovação das informações inseridas no Formulário Eletrônico de Avaliação, que possui diversos indicadores sobre o curso, como políticas institucionais, núcleo docente e salas de aula.

“O conceito 4 é para nós um excelente começo. Ainda que possamos questionar algumas notas e considerações do relatório, a nota final nos pareceu bastante justa e representativa do esmero com que - servidores docentes, TAEs e estudantes - tratamos a Licenciatura em História. E mais do que isso, para além do conceito, todo esse processo é uma gigantesca oportunidade de autoconsciência pormenorizada de nossas falhas e virtudes, o que nos permitirá avançar de um modo mais seguro e objetivo daqui em diante”, afirma Rodrigo Fonseca, coordenador do curso.

A proposta de uma Licenciatura de 2º ciclo em História na UFSB se configura como um curso que possa ampliar os horizontes avistados por estudantes do mundo contemporâneo, com suas tecnologias, competências e habilidades variadas. Ele é ofertado em Porto Seguro, no período noturno, e tem duração mínima de 4 anos.

Os egressos da Licenciatura em História da UFSB são, em primeiro lugar, historiadores. O historiador atua no magistério da Educação Básica (desde que formado em uma licenciatura, caso da graduação na UFSB); presta assessoria na organização e produção de publicações, eventos, exposições e outros produtos artísticos e culturais sobre História; planeja, organiza, e dirige serviços de pesquisa histórica e serviços de documentação e informação histórica; assessora na avaliação e seleção de documentos para fins de preservação; e elabora pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e outros trabalhos que envolvam temas históricos.

Saiba mais sobre o curso em: CURSO DE HISTÓRIA

YOUTUBE – CURSO DE HISTÓRIA