Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável proposto pelo Presidente Lula na ONU já é referência para UFSB
Início do conteúdo da página

18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável proposto pelo Presidente Lula na ONU já é referência para UFSB

  • Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h33
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h14
  • Acessos: 9999

Na última terça-feira, dia 19 de setembro, aconteceu a abertura da 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, com o tema “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a discursar e falou da adoção voluntária por parte do Brasil de um 18º ODS, em complemento aos 17 já definidos pela ONU, por meio da Agenda 2030. O ODS 18 é a igualdade racial, objetivo já pontuado pela UFSB por meio da Portaria 424/2023 assinada em maio deste ano pela Reitora Joana Angélica Guimarães da Luz. Nesta portaria, a UFSB passa adotar como referência o Guia Agenda 2030, o qual evidência a Igualdade Racial e os Direitos dos Povos Originários e Povos Tradicionais como Objetivos a serem perseguidos em uma agenda de Sustentabilidade.

A Agenda 2030 e os ODS são as principais referências da ONU para a promoção da Sustentabilidade no mundo. Em 2020, uma parceria entre a UnB e UNESP permitiu a publicação de um documento “Guia Agenda 2030: integrando ODS, Educação e Sociedade”. Neste documento, na reflexão sobre a implementação da Agenda 2030 no Brasil, o corpo de autoras(es) propõe a criação de três novos ODS: ODS 18 – Igualdade Racial, ODS 19 – Arte, Cultura e Comunicação, ODS 20 – Direito dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais. A proposição destes novos ODS ocorreu alicerçada na compreensão de que não é possível avançar em qualquer agenda de sustentabilidade no Brasil sem uma articulação íntima com estes temas indicados pelos novos ODS.

Foi também alicerçada nessa compreensão, no entendimento de que território do Sul da Bahia tem suas raízes nos Povos Originários e no Povo Preto, nos princípios fundadores e nas práticas da UFSB, que a Assessoria de Sustentabilidade (ASSUS) apresentou ao Conselho Gestor a proposta de tomar o “Guia Agenda 2030” como referência para todos os atos administrativos e acadêmicos que abordem a Agenda 2030 e os ODS. Neste contexto, a Portaria 424/2023 deu efeito a este entendimento para os atos da UFSB.

“Tanto as ideias da UFSB, como aquelas contidas no discurso do Presidente Lula, refletem o óbvio. Se a humanidade compreende que a Sustentabilidade é algo importante e necessária, o debate em torno deste tema não pode estar circunscrito a questões relacionadas à preservação da natureza. Como dito pelo Presidente Lula em seu discurso, a Sustentabilidade só será possível como o combate e a superação de toda forma de desigualdade. Sustentabilidade é, portanto, algo que emerge de uma relação harmoniosa e de cuidado ‘ser humano-natureza” e ‘ser humano-ser humano’”, finaliza o Assessor de Sustentabilidade da UFSB, Leonardo Moraes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página