Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docente recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2023 com pesquisa sobre cinema do povo Maxakali
Início do conteúdo da página

Docente recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2023 com pesquisa sobre cinema do povo Maxakali

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 15h38
  • Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h45
  • Acessos: 561
A docente Joana Brandão Tavares, que leciona e pesquisa no Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC), no Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), integra a lista de 97 pesquisadores doutores que receberam menção honrosa na mais recente edição do Prêmio Capes de Tese. A professora foi contemplada na área de avaliação Interdisciplinar com a tese Agência feminina, terra e multissensorialidade: a mitopráxis Tikmũ’ũn no cinema, desenvolvida e aprovada no PPG em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, sob orientação da professora Maira Kubik Taveira Mano e co-orientação pela professora Cecília Anne McCallum, em 2022.
 
Conforme a professora Joana, a tese estuda o cinema do povo Maxakali/Tikmũ’ũn buscando compreender como as relações sociais de gênero se expressam no dispositivo fílimico. Desde uma abordagem interdisciplinar, a pesquisa recorre a recursos metodológicos da análise fílmica e aos estudos etnográficos sobre os Maxakali/Tikmũ’ũn para traçar uma relação entre as  dimensões cosmológicas das relações sociais de gênero dos Maxakali/Tikmũ’ũn e o cinema produzido contemporaneamente pelo casal de cineastas Sueli e Isael Maxakali. O estudo dialoga ainda com o campo dos estudos de gênero e com as teorias feministas para refletir sobre como o cinema Maxakali/Tikmũ’ũn e uma cosmopolítica que nele se expressa podem nos fazer repensar paradigmas dos estudos de gênero, em especial, o conceito de natureza e sua relação com percepções sobre relações socias de gênero nos dias atuais.

A professora Joana Brandão Tavares explicou o significado de ter sua pesquisa contemplada com a menção honrosa no Prêmio Capes. "Fico muito feliz pela menção, uma vez que o trabalho foi fruto de muito esforço, na conciliação da maternidade, trabalho e pesquisa acadêmica. Como uma mulher mãe e cientista, enfrentei dificuldades únicas que me fizeram refletir sobre a teoria feminista desde um lugar/corpo político, e isso certamente atravessa a tese, na condição de um pensamento crítico e reflexões sobre as relações sociais de gênero em nossa sociedade. Há um valor em encontrar validação para esta teoria que se oriunda na percepção crítica feminista de uma experiência pessoal e política. Também é uma satisfação ver a tese premiada porque ela busca expressar a riqueza artística, política e conceitual do cinema indígena, em especial do cinema Maxakali/Tikmũ’ũn, e apresentar este cinema como um território extremamente fértil, poética e políticamente." 
registrado em:
Fim do conteúdo da página