Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza I Seminário de Governança Pública

UFSB realiza I Seminário de Governança Pública

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 11h54
  • Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 11h55

Com a presença de diversas equipes da gestão da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), entre os dias 29 e 31 de agosto, aconteceu o I Seminário de Governança Pública da UFSB, no campus Jorge Amado, localizado na rodovia Ilhéus-Itabuna.

I Seminário 4

O seminário, proposto pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), teve como objetivo central promover a capacitação da alta liderança da instituição em Governança Pública, tema que tem ganhado um reconhecimento crescente em âmbito nacional. No evento, foram debatidos resultados institucionais, além de contar com palestras e capacitação sobre governança pública. O Seminário foi ministrado por Francisco Bessa, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Leandro Brum, do TCU, Adriano Higino, da Universidade Federal de Lavras, e por servidores da própria instituição.

I Seminário 1A iniciativa surgiu a partir de estudos, como o levantamento do Índice de Governança e Gestão, promovido pelo TCU, para a identificação de vulnerabilidades na governança institucional e busca de estruturação de ações visando melhoria e boas práticas com foco em otimizar os resultados entregues à sociedade.

Franklin Matos, pró-reitor da Proplan, explica que Governança Pública é um conjunto de mecanismos implementados para apoiar a realização de políticas públicas e prestação de serviços à interesse da sociedade, mas que ainda é pouco compreendido e debatido no ambiente interno da Universidade.

“Nesse sentido, urge a necessidade de trazer o tema para o centro do debate da alta liderança institucional, de modo a alinhar o entendimento sobre a governança pública e sua importância, possibilitando o aprimoramento da capacidade da liderança da organização na implementação e monitoramento de boas práticas de governança e gestão. Uma boa governança assegura a eficácia e eficiência da gestão dos recursos organizacionais, potencializando a entrega de valor público para a sociedade”, finaliza o pró-reitor.