Página inicial > Últimas Notícias > UFSB sedia FONAPRACE e recebe universidades do norte e nordeste

UFSB sedia FONAPRACE e recebe universidades do norte e nordeste

• Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 15h33
  • Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 15h34

FONAPRACEEntre os dias 15 e 17 de agosto, a UFSB recebeu o XXI Encontro Regional Norte e Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores (as) de Assuntos Estudantis (FONAPRACE), que permitiu o encontro de pró-reitores, dirigentes e servidores das pró-reitorias de cerca de 25 universidades do norte do nordeste, com a participação total de aproximadamente 55 inscritos.

No evento, foram debatidos temas que hoje são centrais no campo da assistência estudantil e que estão diretamente envolvidos com debates legislativos voltados à assistência estudantil, como, por exemplo, a recente aprovação da lei de cotas e o processo de consolidação do Plano Nacional de Assistência Estudantil, que pretende se transformar em lei dando maiores garantias para o seu funcionamento.

FONAPRACE 2

O pró-reitor de Ações Afirmativas da UFSB, Sandro Ferreira, destaca que essa integração tende a fortalecer o norte e o nordeste nas disputas sobre os recursos distribuídos anualmente. “Existe um pleito antigo das universidades do norte e do nordeste de que a assistência estudantil reconheça as peculiaridades do perfil socioeconômico dos estudantes dessas duas regiões. Essa articulação entre as IFES pode vir a, no futuro, garantir que universidades como a UFSB, que recebe recursos do PNAES bastante limitados, passem a ter mais suporte orçamentário e, dessa maneira, contribua com a permanência do nosso público, que é majoritariamente marcado pelo público preferencial das ações afirmativas, ou seja, pessoas negras, pretas e pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência e pessoas com renda per capita de até um salário mínimo e meio”, conclui o pró-reitor.

O Encontro, sediado pela primeira vez na UFSB, contou com uma vasta programação contendo mesas redondas, grupos de trabalho e atividades culturais.

FONAPRACE 3   FONAPRACE 4   FONAPRACE 5