Página inicial > Últimas Notícias > Edital de Monitoria Acadêmica recebe inscrições até 21 de agosto

Edital de Monitoria Acadêmica recebe inscrições até 21 de agosto

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 15h28
  • Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 16h55

Cópia de PROGRAMA DE MONITORIAS ACADÊMICAS 3A Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) divulgou o edital de seleção de propostas para Monitoria Acadêmica, com vagas para monitoria remunerada e voluntária para o período letivo 2023.3. As inscrições estão abertas até o dia 21 de agosto de 2023. Docentes que tenham componentes curriculares com oferta no quadrimestre letivo 2023.3 podem propor até dois projetos de monitoria, observadas as condições estipuladas no edital. Os projetos contemplados terão vigência entre 18 de setembro e 16 de dezembro de 2023.

O Programa de Monitorias Acadêmicas visa apoiar o desenvolvimento de projetos de ensino voltados para a melhoria da qualidade e do desempenho acadêmico das/os estudantes de cursos de graduação, possibilitando experiências relacionadas à docência e estimulando a integração entre o corpo docente e discente. As ações de monitoria podem ser realizadas nos formatos presencial, híbrido ou remoto, conforme o regime de oferta do componente curricular objeto de monitoria no quadrimestre.

Os projetos de monitoria submetidos devem contemplar ações que atendam aos objetivos do programa, tais como oferecer aos/às estudantes da graduação experiências relacionadas à docência enquanto mediadores/as dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nos componentes curriculares, sob a supervisão dos/as docentes responsáveis; promover a integração entre o corpo docente e discente, com a participação do/a estudante no desenvolvimento de projetos de apoio à docência; auxiliar o desenvolvimento das atividades didáticas nos cursos de graduação, com o intuito de atingir a excelência acadêmica; ampliar os conhecimentos relacionados ao componente curricular; propor formas de acompanhamento dos/as discentes que apresentem dificuldades nos seus processos de aprendizagem, contribuindo para a redução dos índices de retenção e de evasão e melhorando o desempenho acadêmico discente.

Período de submissão dos projetos - 10 a 21 de agosto de 2023

Análise dos projetos - 22 e 23 de agosto de 2023