Página inicial > Últimas Notícias > Reitora recebeu título de cidadã itabunense

Reitora recebeu título de cidadã itabunense

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2023, 16h00
  • Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 10h30

joana wilmaci titulo 02O teatro municipal Candinha Dória sediou a cerimônia de entrega dos diplomas de Honra ao Mérito e dos títulos de Cidadão Itabunense, concedidos pela Câmara Municipal de Itabuna nesta terça-feira (25). Dentre as pessoas agraciadas, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, recebeu o título de Cidadã Itabunense das mãos da vereadora Wilmaci de Oliveira, propositora da homenagem. O título de Cidadão Itabunense é conferido a pessoas nascidas em outras cidades que se destacam na contribuição para o desenvolvimento do município em diferentes âmbitos, representando assim o reconhecimento público pelos seus serviços prestados.

joana wilmaci títuloEm seu discurso, proferido em nome de todas as pessoas homenageadas pelo Legislativo itabunense, a professora Joana Angélica destacou o valor do reconhecimento oferecido pelos títulos concedidos. A reitora também evocou a importância de Itabuna em sua trajetória pessoal. Nascida em Itajuípe em uma família de trabalhadores rurais, Joana veio com a família para Itabuna quando contava cinco anos de idade. A mudança foi pensada para que Joana e seus irmãos pudessem dar andamento aos seus estudos e alcançar melhores condições de vida, um passo essencial para o percurso acadêmico que a futura pesquisadora e professora universitária estava desenhando para si. Para ela, voltar a Itabuna nos primórdios da criação da UFSB e seguir essa construção na condição de reitora é uma forma de contribuir para o desenvolvimento da cidade e da região em que começou a trilhar o caminho do conhecimento. Ao referenciar o carinho pela cidade e pelo território, a professora Joana colocou sua energia à disposição da comunidade: "Estou aqui e continuarei trabalhando para que Itabuna siga cada vez mais o caminho da melhoria e o caminho de se transformar numa cidade da qual nós possamos nos orgulhar muito. Então, muito obrigada a todos e todas e viva Itabuna!".

Ainda nesta semana, a professora Joana Angélica deve ser agraciada com a Comenda Firmino Alves, concedida pela Prefeitura Municipal de Itabuna a cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à sociedade local. O evento está marcado para as 19h30 da quinta-feira (27), no Teatro Municipal Candinha Dória.