Página inicial > Últimas Notícias > Encontro discutiu a criação de mais uma universidade federal na Bahia

Encontro discutiu a criação de mais uma universidade federal na Bahia

• Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2023, 11h43
  • Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2023, 14h31
  • Acessos: 2042

Aconteceu, na manhã do dia 24, encontro entre a Reitora Joana Angélica Guimarães da Luz e a Comissão de Mobilização para a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB).

A chamada Mesorregião do Nordeste baiano engloba 70 municípios e mais de dois milhões e meio de habitantes, envolvendo quatro territórios de identidade: Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste II, Sisal e Litoral Norte e Agreste Baiano.

O encontro teve como objetivo principal apresentar o projeto de criação da nova universidade, projeto que atualmente encontra-se em análise técnica no Ministério da Educação.

Para o professor da UNIVASF Francisco Gabriel Rêgo, integrante do grupo composto por professores e lideranças que atuam no projeto, o encontro foi fundamental para pensarmos o projeto da UFNB, diante da experiência já implementada pela UFSB, como o regime de ciclos e os colégios universitários.

Nas palavras da Reitora Joana Angélica, pensar novas políticas públicas para o ensino superior na Bahia deve necessariamente envolver uma mudança na forma de pensarmos a universidade pública no nosso estado em estreita relação com as demandas locais e regionais: “a criação da UFNB vem a suprir uma lacuna histórica no nosso estado”.

No encontro foram apresentadas também as principais ações que estão sendo desenvolvidas, as audiências públicas nos territórios, o calendário de mobilizações e algumas das articulações políticas envolvidas para construção dessa nova instituição.

notícia

Reitora Profa. Joana Angélica Guimarães (UFSB), Prof. Francisco Rêgo (UNIVASF), Prof. Ramistela Santana (representante territorial), Silvonei Carneiro (representante territorial) e Prof. Cleber Gomes (UFAM) e Profa. Daiane Castro (UFAM)

Texto: Francisco Rêgo