Página inicial > Últimas Notícias > UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

• Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2023, 10h01
  • Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 12h05

Card Tutorias 2023.2Muitos estudantes de graduação, especialmente os/as calouros/as, enfrentam dificuldades de adaptação quando ingressam no Ensino Superior. A ausência de hábitos apropriados de estudo somada a lacunas trazidas da Educação Básica cria desafios imensos, como reprovações nos primeiros períodos letivos do curso.

Pensando em superar esse cenário, a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac) lançou em 2023 o Programa de Tutorias da UFSB, cujos objetivos perpassam pelo suporte pedagógico em diversas áreas de conhecimento indicadas pelo baixo rendimento acadêmico (matemática, cálculo, escrita, inglês, etc.) por meio da revisão de conteúdos básicos, ao tempo que desenvolve práticas adequadas de estudo e de organização de rotinas através do suporte de estudantes tutores veteranos, em encontros semanais com 2h de duração.

Segundo Francesco Lanciotti, pró-reitor de Gestão Acadêmica, a implementação de um programa nesses moldes resgata a importância da valorização de práticas pedagógicas que estimulam a solidariedade e coletividade, acolhendo o/a estudante calouro/a em suas dificuldades acadêmicas antes dos primeiros sinais de comprometimento do percurso formativo, evitando a retenção e a evasão discente.

Vanessa Paulo, tutora da equipe de Escrita Acadêmica no campus Jorge Amado, afirma que a experiência é de grande importância, pois favorece as atividades em docência e na comunicação interpessoal, criando uma visão apurada sobre as dificuldades dos tutorandos. “Com a tutoria podemos perceber que os tutorandos perdem a timidez e desenvolvem habilidades em sala de aula, tem sido uma realização participar desse programa. Os tutorando estão engajados a aprender e se desafiam a isso, ficando assim, prontos para os componentes que virão ao longo da sua jornada acadêmica. Dessa forma, esse programa de tutoria é de extrema importância para quem está entrando na universidade e possui caráter interdisciplinar para quem já está a um determinado período, pois são oportunidades aproveitadas pelos mesmos para construção do conhecimento, em seus relatos”.

Se você é graduando na UFSB, está enfrentando dificuldades e precisa desse suporte, anota para não esquecer: entre os dias 31/07 e 04/08 estarão abertas as inscrições para ingresso nas Equipes de Tutoria. Cada equipe será formada por até 6 estudantes e as sessões de estudo acontecerão em dias e turnos variados, incluindo os fins de semana, de forma presencial ou online.

O edital e o formulário de inscrições serão divulgados no dia 31/07/2023. Fique atento ao site, às redes sociais da UFSB e atenção à caixa de entrada do seu e-mail para não perder nenhuma novidade!

Quer saber mais? Acesse a página do Programa de Tutorias ou encaminhe suas dúvidas para tutorias@ufsb.edu.br

ATUALIZAÇÃO:

Acesse aqui o edital do Programa de Tutorias.

Acesse aqui o formulário de inscrições

Texto: Progeac