Página inicial > Últimas Notícias > POPTECS realizou a segunda edição do Ciclo de Debates e Oficinas

POPTECS realizou a segunda edição do Ciclo de Debates e Oficinas

• Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 11h06
  • Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2023, 12h15

FDXU7741Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (PopTecs) realizou a segunda edição do Ciclo de Debates e Oficinas do PopTecs entre os dias 17 e 21 de julho. O evento é voltado às/aos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, curso de Primeiro Ciclo, e dos bacharelados em Políticas Públicas, em Produção Cultural e em Mídia e Tecnologia, cursos de Segundo Ciclo. Nesta edição os estudantes puderam participar de palestras e oficinas referentes às temáticas políticas públicas; processos e produção cultural; mídia e comunicação.

O Ciclo II foi realizado no Campus Jorge Amado nos ambientes do Bloco Pedagógico (BP) e do Núcleo de Gestão Acadêmica e Vivência (NVGA), em formato híbrido (presencial – remoto). Conforme a organização do evento, a participação presencial no NVGA variou entre 50 e 70 estudantes, além de entre 50 e 60 participantes em modo remoto, totalizando cerca de 100 a 120 participantes ativos. Discentes do POPTECS compartilharam a programação com estudantes matriculados em cursos oferecidos pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado (IHAC/CJA) e do Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI).

b253901f 6506 42fd adda bb7dab103c90A abertura do evento ocorreu no dia 17, às 19h, com a participação do pró-reitor de Gestão Acadêmica, professor Francesco Lanciotti Junior, representando a Reitoria. Em seguida, foi o momento do convidado, professor João Antônio Gomes Pereira, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), proferir a palestra intitulada Criatividade e inovação na gestão da vida pessoal e organizacional na construção da felicidade.

No dia 18, a professora Jannaína Velasques, do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF), conectou os temas do evento ao campo extensionista com a palestra intitulada Extensão em rede, políticas públicas e desenvolvimento regional. Já no dia 19, o II Ciclo do POPTECS contou com a presença do “blueseiro” e produtor musical Eric Assmar. Eric compartilhou sua história e experiência como músico e produtor cultural. Ao final do bate papo, ele agraciou a plateia com a composição A Simple Man, de seu mais recente álbum Home (disponível nas plataformas). A exposição dos trabalhos acadêmicos das/os estudantes do Campus Jorge Amado também ocorreu no dia 19, abrindo espaço para a produção discente.

O professor Márcio Carvalho (POPTECS/UFSB) convidou o público presente à reflexão com a palestra intitulada Hiperstição: fake-news, aceleracionismo e inteligência artificial, proferida no dia 20 de julho. No dia 21, o tema foi Cultura, subjetividade e mídiana exposição realizada em ambiente virtual de ensino e aprendizagem pela professora Jussara Peixoto Maia (PPGCom/UFRB).

Além das palestras, os participantes foram contemplados com as seguintes oficinas:

Fotografias, com a professora Joseline Pippi (POPTECS/UFSB).

Assistir, questionar e fazer, com Carolina Canguçu, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.

A gestão de marketing na perspectiva do desenvolvimento regional para diferentes setores de atividade; O empreendedorismo como alternativa de trabalho e renda: considerações e experimentações para transformar sonhos em realidade (Parte 1: o sonho) e O empreendedorismo como alternativa de trabalho e renda: considerações e experimentações para transformar sonhos em realidade (Parte 2: a realidade), com o professor João Antônio (UNIPAMPA).

Produção de narrativas de vida: o gênero perfil com a professora Lilian Reichert (POPTECS/UFSB).

A terceira edição do Ciclo de Palestras e Oficinas do POPTECS está prevista para a segunda semana de agosto de 2024.

Com informações da professora Sílvia Kimo Costa (POPTECS/UFSB)