Página inicial > Últimas Notícias > UFSB participa do Seminário “Os Rios Pedem Proteção” na Virada Parlamentar Sustentável na Câmara dos Deputados

• Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 14h17
  • Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 16h07

No dia 22 de junho de 2023, a Profa. Joana Angélica Guimarães Luz, Magnífica Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o Prof. Leonardo Evangelista Moraes (Assessoria de Sustentabilidade/UFSB) e Valérie Nicollier (PROEX/UFSB) participaram do Seminário “Os Rios Pedem Proteção”, um dos destaques da programação da Virada Parlamentar Sustentável, movimento organizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), que vem mobilizando o Congresso Nacional nas pautas socioambientais, especialmente  em torno do calendário do “Junho Verde”. Ao todo, mais de 40 atividades deverão ser realizadas até o dia 29 de junho, sendo que esta Virada Parlamentar teve início no dia 05 com o apoio de dezenas de organizações da sociedade civil, no intuito de sensibilizar os parlamentares para as questões socioambientais.

Os Rios Pedem Proteção Virada Parlamentar Sustentavel crédito International Rivers IMG 1969

Realizado no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, o seminário “Os Rios pedem Proteção” foi requerido pelo Deputado Nilto Tatto (PT-SP) (Presidente da Frente Parlamentar Ambientalista) e subscrito pela Deputada Socorro Neri (PP-AC), teve a presidência dos trabalhos conduzida pelo Deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ) e ainda contou com a participação da Deputada Erika Kokay (PT-DF), Presidente da Frente Parlamentar dos ODS - Agenda 2030. A organização deste seminário coube à Coalizão pelos Rios em parceria com a International Rivers e a Associação para a Gestão Socioambiental do Triangulo Mineiro - ANGÁ.

Os Rios Pedem Proteção Virada Parlamentar Sustentavel crédito International Rivers IMG 1931

Flávio Montiel e Vitória Leopoldina, representando a Coalizão pelos Rios, chamaram a atenção pela necessidade urgente de melhorar a legislação brasileira, a fim de garantir uma proteção integral aos rios do Brasil, considerando o atual estado de degradação dos mesmos. A reitora da UFSB observou que a situação dos rios é crítica em todas as regiões do Brasil, sendo o Rio Cachoeira, que atravessa a cidade de Itabuna, um exemplo, de como os rios foram perdendo suas características ecossistêmicas nas últimas décadas. A Profa. Joana Angélica também destacou a importância do planejamento estratégico para o uso dos rios, tendo a bacia hidrográfica como unidade de referência. Ao final de sua fala, a Profa. Joana reiterou o interesse e disposição da USFB em seguir dialogando e contribuindo com os diversos segmentos da sociedade para a proteção dos rios brasileiros.

O evento contou também com a participação de Anderson Bezerra (MMA); Juliano Baiocchi (MPF, participação remota); Eunice Kerexu, Secretária Nacional dos Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas; Malu Ribeiro/SOS Mata Atlântica; Vanessa Hasson de Oliveira, Fórum dos Direitos da Natureza; Ângelo Lima, Secretário Executivo do Observatório da Governança da Água do Brasil; Padre Edilberto Sena, Coordenador do Movimento Tapajós Vivo; Isidoro Salomão, Coordenador da Associação Cultural e Ambiental Fé & Vida da bacia do Alto Paraguai; Solange Ikeda (Gaia/UNEMAT); Yuri Paulino, Coordenador Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens; Josefa de Oliveira Câmara da Silva, Movimento Xingu Vivo para Sempre; Gustavo Malacco/ ANGÁ;  Ricardo Pigatto/ ABRAGEL; Mario Mantovani, Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente (ANAMA); Adriana Bocaiuva/Comitê de Bacia da Guanabara (RJ), dentre outros. Todos declararam suas preocupações com os rios das diferentes regiões do Brasil, ressaltando diversos impactos socioambientais e enfatizando a necessidade de os parlamentares dedicarem maior atenção à proteção das águas doces superficiais do Brasil.

Os Rios Pedem Proteção Virada Parlamentar Sustentavel crédito International Rivers IMG 1904

De acordo com Flávio Montiel, Secretário Executivo da Coalizão pelos Rios, apesar do Brasil possuir a maior rede fluvial e a maior quantidade de água doce do planeta, com o agravamento da crise climática, nossos rios estão cada vez mais ameaçados e poluídos. Ele defende que precisamos do apoio da sociedade e dos nossos governantes para garantir a proteção dos rios brasileiros. Flávio esclarece que a Coalizão pelos Rios foi criada no intuito de promover o diálogo entre todos os envolvidos e assegurar a proteção dos rios do Brasil.

A participação dos membros da comunidade universitária da UFSB neste evento reforça a importância das atividades de ensino, pesquisa e extensão que esta universidade vem desenvolvendo, com o objetivo de capacitar os estudantes a atuarem na gestão de recursos hídricos e na conservação das águas do país. Ao mesmo tempo, sinaliza para a sociedade e para outras IES que servidores docentes e técnico-administrativos de universidades públicas podem e devem atuar para além dos muros da universidade, por meio de colegiados e instâncias públicas de participação, como, por exemplo, os comitês de bacias hidrográficas, assim como, por meio do apoio a movimentos sociais que defendem os direitos legítimos de populações tradicionais e/ou os direitos da natureza.

O Seminário foi transmitido pela TV Câmara e está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/live/JI000V5q4K8?feature=share

Texto encaminhado por Valérie Nicollier