Página inicial > Últimas Notícias > UFSB participa da Sessão Solene de 10 anos na Câmara dos Deputados

UFSB participa da Sessão Solene de 10 anos na Câmara dos Deputados

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 16h06
  • Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 16h14

Na última segunda-feira (26), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), juntamente com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), participaram da Sessão Selene de 10 anos no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.

Sessão Solene 9

A sessão foi proposta pelo deputado federal José Guimarães que compôs a mesa ao lado da deputada federal Lídice da Mata e dos reitores: Joana Angélica Guimarães (UFSB), Jacques Miranda (UFOB), Francisco da Costa (Unifesspa) e Silvério Freitas Júnior (UFCA). Estavam presentes também representantes das comunidades acadêmicas, autoridades e outros parlamentares.

Em seus discursos, os quatro reitores falaram sobre a importância da interiorização das universidades, uma vez que descentraliza e desenvolve áreas antes pouco notadas. Além disso, foram destacados quantitativo de egressos, cursos de graduação, pós-graduação e as diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento regional demonstrando, mais uma vez, a importância de uma universidade pública e de qualidade.

195A5794Após a cerimônia, a Reitora falou sobre a emoção de fazer parte desses 10 anos: “Fazer parte desses 10 anos da UFSB é um momento muito emocionante por vários aspectos: primeiro, a gente faz um filme na cabeça. Eu me lembro de ter chegado aqui no início de 2013, com uma incumbência de achar um local para começarmos a trabalhar. Me lembro que era uma busca multiplicada por 3, porque tinham que ser nos 3 campi. Passava pela minha cabeça ‘Será que vai funcionar? A gente vai conseguir?’, porque era um trabalho enorme”.

É importante ressaltar que a reitora esteve presente desde a promulgação da Lei Federal nº 18.218 de 05 de junho de 2013, momento no qual a universidade foi criada.

“Me emociona muito pelo fato de eu ser da região. Eu saí da região cedo, por conta de questões familiares financeiras, mas voltei 40 anos depois e cheguei junto com a universidade. Então, isso, para mim, ainda tem um adicional”, finaliza a reitora Joana Angélica Guimarães.