Página inicial > Últimas Notícias > Proaf promove seminário para discutir desafios das Ações Afirmativas para Pessoas em Privação de Liberdade

• Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 11h33
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 11h33

No próximo dia 20 de junho, às 14 horas, a sala de eventos da Secad no Campus Jorge Amado será palco do evento intitulado "Desafios para o sucesso das Ações Afirmativas para pessoas em privação de liberdade na UFSB". Com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre o papel da política pública recentemente implantada na UFSB, de reservar vagas para pessoas em privação de liberdade, o seminário reunirá palestrantes que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre o tema e seus impactos através da relação da educação e os processos de ressocialização.

Entre as/os palestrantes confirmados, destaca-se a Dra. Cleide Ramos, representante do Ministério Público de Itabuna, que abordará o importante papel das políticas públicas de educação na reintegração social de pessoas em privação de liberdade. Também estará presente o pedagogo Saulo Andrade Araújo, da Socializa/UP, que apresentará o modelo educacional implementado na UP de Itabuna. Além disso, a professora Maria Helena Piza, da UFSB, compartilhará suas experiências docentes com estudantes em privação de liberdade.

A mediação do evento ficará a cargo do Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), Sandro Ferreira, que ressalta a importância do encontro: "Este seminário proporcionará à comunidade acadêmica a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as políticas voltadas para a inclusão de pessoas em privação de liberdade na universidade. É um momento de aprendizado e de troca de experiências, visando promover ações mais efetivas para o sucesso desses estudantes".

A política de reserva de vagas para pessoas em privação de liberdade foi instituída em 2021, durante a revisão da Resolução de Ações Afirmativas da UFSB. Desde então, a universidade reserva anualmente uma vaga em cada um de seus cursos para esse segmento, sendo aplicada nos processos seletivos de ingresso, tanto pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quanto por meio do edital dos Colégios Universitários.

Os resultados positivos alcançados até o momento demonstram o impacto significativo da política de reserva de vagas para pessoas em privação de liberdade na UFSB. O aumento no número de aprovações dos últimos processos seletivos reflete o intenso trabalho voltado para a educação dos internos realizado na Unidade Prisional de Itabuna. Mais de 20 novos universitários obtiveram sucesso na aprovação, a maioria deles adquirindo conhecimento dentro da própria unidade prisional. Esses estudantes, distribuídos em diversas Unidades Acadêmicas da UFSB em Itabuna, têm a oportunidade de enriquecer sua trajetória acadêmica e consolidar sua reintegração por meio do diálogo e da reflexão sobre as políticas de inclusão.

O Professor Felipe de Paula, Coordenador de Políticas de Promoção da Diversidade da PROAF, destaca o conjunto de tarefas que visam não só integrar os estudantes ao cotidiano da UFSB, mas também, para preparar a comunidade acadêmica visando o apoio a política, estabelecida em Resolução interna, e fruto de garantias legais de acesso à educação para este segmento da população. “A adesão da comunidade à política tem sido destacada, contribuindo com os ajustes necessários para que as trajetórias acadêmicas destes estudantes sejam de pleno sucesso. ”

O evento "Desafios para o sucesso das ações afirmativas para pessoas em privação de liberdade na UFSB" desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo que a comunidade acadêmica conheça mais sobre a política e debata sobre sua importância, contribuindo assim para a consolidação e o sucesso dessas/es novas/os estudantes em sua jornada universitária.

Texto: Proaf