Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Jovem Doutor da UFSB capacita estudantes para serem multiplicadores de conhecimento nas escolas

• Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 13h47
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h34

O Programa Jovem Doutor (PJD) já vem colhendo frutos no município de Itabuna. Iniciado através do Grupo de Pesquisa Educação Digital Interativa, proposto pelo professor Chao Lung Wen, da Faculdade de Medicina da USP, em colaboração com a UFSB, o programa busca capacitar jovens estudantes em diferentes temas da área da saúde, por meio de uma linguagem simples e acessível de forma a promover maior difusão de conhecimentos, seguindo os eixos prioritários do Programa Saúde na Escola, para que atuem disseminando o conhecimento aprendido na sua comunidade.

Estação dos Saberes

Movimento Integrador - Estação dos Saberes e Práticas

Na UFSB, a primeira iniciativa de implementação do PJD ocorreu no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, e seus resultados foram divulgados na Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação, com o título “Equipes de aprendizagem ativa na educação em saúde: ensino-serviço-comunidade na prevenção da contaminação por Covid-19”. Em decorrência da pandemia, o projeto não foi implementado nas escolas.

Agora, o programa foi iniciado no município de Itabuna e conta com quatro etapas:

• 1ª etapa: Articulação com a secretaria de saúde e de Educação de Itabuna
  • 2ª etapa: Oficinas formativas
  • 3ª etapa: Movimento integrador, com formação dos discentes da UFSB, formação de coordenadores pedagógicos e professores ACS e ACE e formação de estudantes  - Etapa na qual a UFSB já se encontra.
  • 4ª etapa: Implementação das estações de saberes e práticas nas escolas e formatura dos estudantes

Estaão dos Saberes 2

Movimento Integrador - Estação dos Saberes e Práticas

No dia 15 de junho, os integrantes das Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA), composto professores, coordenadores pedagógicos, equipe muldisciplinar da Atenção Primária à Saúde, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, irão avaliar a implementação das “Estações de Saberes e Práticas”, ocorridas no período de 15 a 24 de maio, e discutir a forma de compartilhamento nas unidades escolares dos temas estudados. Os estudantes que participarão desse processo formativo serão “multiplicadores” dos conhecimentos adquiridos.

Profa Ita e Jane

Professoras Ita de Oliveira e Jane Guimarães apresentando o programa

“O município de Itabuna, assim como a maioria das cidades brasileiras, tem muitos problemas de infraestrutura, mobilidade urbana, urbanismo e o saneamento básico é um dos mais graves.  Nesse contexto, os apoiadores da Secretaria Municipal da Educação, cientes que esses problemas, normalmente, agravam a saúde individual e coletiva dos munícipes, indicaram unidades escolares localizadas em comunidades não possuem asfaltamento nas ruas e não há rede esgotos, fatores de agravamento das situações de saúde local”, explica a professora Jane Mary Guimarães, uma das coordenadoras do projeto.

Nesse contexto, foram indicadas: Escola Municipal Lourival Oliveira Soares situada no Bairro de Ferradas, mais antigo da cidade e próxima ao Rio Cachoeira, zona norte, uma área propícia a inundações; Escola Municipal Flávio Simões José Costa no Bairro Califórnia, zona sul da cidade, cortado por um canal de macrodrenagem a céu aberto; Escola Municipal Eduardo Fonseca e Escola Heribaldo Dantas, ambas localizadas nos Bairros Fonseca e São Pedro respectivamente. Escola Municipal Brasília Baraúna de Almeida, situada no Bairro São Roque, zona leste, embora seja uma rua asfaltada, a comunidade também apresenta um perfil epidemiológico que demanda de ações de educação em saúde.

Estação dos saberes

Movimento Integrador - Estação dos Saberes e Práticas

O “Projeto Jovem Doutor - Promoção da Saúde, Ciência e Cidadania na Escola Pública Grapiúna” é coordenado por uma equipe constituída por professores do instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado da UFSB, sendo eles: Jane Mary Guimarães, Ita de Oliveira e Silva, Vanner Boere Souza e Antonio José Costa Cardoso.  A equipe conta também com o apoio de cinco técnicos apoiadores/articuladores, sendo dois da Secretaria Municipal de Saúde e três da Secretaria Municipal de Educação do município de Itabuna. Além do auxílio e apoio do professor Chao Lung Wen e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFSB.