Página inicial > Últimas Notícias > PROEX lança Circuito FICC-UFSB de Cultura com feiras, oficinas e apresentações culturais

• Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 17h02
  • Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2023, 16h35

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), lançarão no próximo 16 de junho, o Circuito FICC-UFSB de Cultura. A ação, com programação prevista para o ano de 2023, fruto da parceria entre PROEX e FICC, fruto da cooperação técnica entre universidade e prefeitura comporá o Calendário de Comemorações pelos 10 anos da UFSB, mas também dialoga com a metodologia de elaboração da Politica e Plano de Cultura da UFSB, coordenada pela PROEX.

circuito ficc ufsb horizontal

Para Ize Duque, Coordenadora de Culturas Populares e Relações Comunitárias da PROEX, a ideia do Circuito FICC-UFSB é fomentar a cultura como campo de conhecimento produtor de novos talentos potenciais e ser um espaço de mobilização e difusão de valores culturais, bem como divulgador das políticas públicas culturais comprometidas com o território. Nesse sentido, o presidente da FICC, Clodoaldo Rebouças, também reforça a importância da formação na área cultural para se construir uma política pública de cultura que atenda a comunidade como um todo: "diante das ações e perspectivas a serem construídas e alcançadas nesse processo de inclusão social e formação, torna-se fundamental em termos de aspirações coletivas, profissionais e sociais, formar e certificar o nosso público alvo. Por isso, formalizamos parceria com esta honrosa e renomada Universidade, localizada no município de Itabuna a fim de proporcionar um ambiente de propagação cultural, informacional e educacional junto à comunidade itabunense”. Dentre as atividades a serem oferecidas pelo circuito estão feiras, oficinas e apresentações culturais.

O projeto consistirá em ocupações periódicas da praça, com feiras e exposições de artes e artesanatos, apresentações, instalações artísticas e diálogos culturais num esforço colaborativo entre a comunidade acadêmica da UFSB, o poder público local e diversas parcerias com a comunidade, a exemplo do Centro Público de Economia Solidária de Itabuna (CESOL- Itabuna). O Circuito também prevê a execução conjunta entre FICC e UFSB de um ciclo de oficinas de gestão e produção cultural.

A primeira ação do Circuito será a Edição Especial em Comemoração aos 10 anos da UFSB, com a ocupação cultural da Praça José Bastos com os Espaços Feira e Palco no dia 16 de junho e realização da 1ª oficina do Ciclo de Oficinas de Gestão e Produção Cultural - Elaboração de Projetos Culturais, ministrada pelos professores Richard Santos e Celso Chico Gayoso, no dia 17 de junho, das 8h00min as 12h00min, no Teatro Municipal Candinha Dória.

As inscrições para expositores/as no Espaço Feira podem ser feitas a partir do link https://forms.gle/WUnRTnyisqQcGdav7 até o dia 11/06.

As inscrições para ouvintes da oficina podem ser feitas pelo link https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml até o dia 17/06. Haverá certificação para participantes da oficina.

O que: Lançamento do Circuito FICC-UFSB de Cultura

Quando: 16 e 17 de junho de 2023