Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e ICMBio celebram Acordo de Cooperação Técnica para Projetos em Unidades de Conservação de gestão Federal

• Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 10h32
  • Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2023, 15h54

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio – Gerência Regional Nordeste) celebraram Acordo de Cooperação Técnica. Com vigência até 2028, o ACT permitirá a conjugação de capacidades técnico-científica e pedagógica com vistas ao desenvolvimento conjunto de programas, pesquisas e projetos nas áreas de educação, ciências, tecnologia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, patrimônio natural, descentralização cultural, participação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, turismo sustentável, entre outras, entre a UFSB e Unidades de Conservação geridas pelo ICMBio. O ACT n. 14509667/2023 foi publicado no Diário Oficial da União no dia 17 de maio de 2023.

Os planos de trabalho que deram lastros ao referido ato envolvem o Centro do TAMAR localizado em Caravelas e seis Unidades de Conservação (UC) localizadas no Sul da Bahia, a saber: RESEX Canavieiras, RESEX Cassurubá, RESEX Corumbau, PARNA Marinho dos Abrolhos, PARNA do Descobrimento e REVIS Rio dos Frades. Entretanto, outras UCs poderão se somar a esta iniciativa mediante apresentação de demanda e aprovação de Termo Aditivo pela UFSB e ICMBio.

Fruto da colaboração entre docentes e gestores de UCs localizadas no Sul da Bahia, este ACT fortalece o ICMBio e a UFSB na promoção de ações que visam a conservação da biodiversidade do bioma Mata Atlântica, bem como a proteção das comunidades tradicionais que, em relação intima e sustentável com os ecossistemas, também fazem parte deste bioma.

Com informações da Assessoria de Sustentabilidade