Página inicial > Últimas Notícias > Ações de Promoção à Saúde ocorreram nos três campi e Reitoria da universidade

Ações de Promoção à Saúde ocorreram nos três campi e Reitoria da universidade

• Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 11h45
  • Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 11h48

Entre os dias 15 e 19 de maio, a Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho (CSST), vinculada à Pró-reitoria de Gestão para Pessoas (PROGEPE) promoveu uma série de atividades voltadas à promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da UFSB.

A programação ocorreu de forma híbrida, com encontros presenciais (na reitoria e nos campi) e on-line, contando com o apoio e a parceria da Seção de Promoção e Prevenção à Saúde do Trabalhador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SEPS/UFRJ), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) das cidades de Itabuna e Teixeira de Freitas, a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do município de Porto Seguro.

Dentre as atividades propostas, destacam-se a conferência sobre Saúde Mental no Trabalho: desafios contemporâneos e as ações teórico-práticas sobre a ergonomia no ambiente de trabalho.

As atividades foram encerradas, com a devolutiva aos trabalhadores e trabalhadoras da UFSB, sobre a análise dos dados referente ao formulário de Percepção de Risco Ocupacional. Sobre o formulário, vale destacar que este, ficou aberto à resposta, no período de 20/03 a 27/04 e contou com a participação de 146 servidores/as (docentes e técnicos-administrativos em educação), o que representa engajamento de 25,8% dos servidores/as da UFSB.

Novas ações estão sendo planejadas pela CSST/PROGEPE e devem ser divulgadas pelo e-mail e no instagram @saudeufsb.