Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e SEBRAE avançam diálogo sobre parcerias para implantação da Incubadora de Base Tecnológica da UFSB

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2023, 15h11
  • Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2023, 15h40

WhatsApp Image 2023 05 16 at 10.35.45Uma reunião de integrantes da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (PROPPG/UFSB) com o SEBRAE, ocorrida no dia 16 de maio na sede regional, abriu caminho para parcerias e apoios na implementação da Incubadora de Base Tecnológica da universidade (IBT/UFSB). O gerente adjunto do SEBRAE, Michelangelo dos Santos Lima, destacou o gestor de projetos Roberto Telekta Júnior para receber o coordenador de Criação e Inovação da PROPPG, professor Rodrigo Ferreira, e a administradora Aline Rocha. O contato, conforme Aline, foi proveitoso e com muita receptividade à ideia de formar parcerias para os processos futuros de incubação de empresas na região. Segundo ela, a promoção de ações de criação e inovação tecnológica, aliadas ao empreendedorismo, foi considerada um avanço para o Sul da Bahia.

Um dos encaminhamentos foi o compromisso, pelo gestor de projetos, de levar a proposta de parceria para prosseguimento da conversa junto à direção do SEBRAE, com vistas à formalização de convênio entre as instituições.

Aline explica que a incubadora está em implantação, e com previsão de abertura dos trabalhos na semana dos 10 anos da UFSB. A IBT ficará instalada no 3º andar, na antiga sala da Assesoria de Sustentabilidade (ASUS). Em breve ocorrerá a nomeação da gerência executiva da IBT, que vai contar com o apoio do coordenador de Criação e Inovação, professor Rodrigo Ferreira, para as atividades iniciais do setor.

Conforme a Resolução nº 21/2020, a finalidade da Incubadora de Empresas de Base Científica e Tecnológica da UFSB, é "ser mecanismo de geração e aceleração do amadurecimento de micro e pequenas empresas inovadoras de base científica e tecnológica na região de influência da Universidade, por meio do apoio gerencial, da infraestrutura e da transferência do conhecimento científico e tecnológico".