Página inicial > Últimas Notícias > Porto de Ilhéus recebe Navio-Escola com estudantes de Oceanologia da UFSB

Porto de Ilhéus recebe Navio-Escola com estudantes de Oceanologia da UFSB

• Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2023, 10h25
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 10h49

O Porto de Ilhéus recebeu, na última sexta-feira (12), o navio-escola “Laboratório de Ensino Flutuante – Embarcação Ciências do Mar IV”, com estudantes e docente de Oceanologia da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Ciência no Mar IV 14 05 2023 40

O navio é uma iniciativa do MEC em parceria com a Marinha do Brasil, funcionando como laboratório de ensino para os cursos do mar no Brasil. A UFSB, após formalização de convênio com a Universidade Federal de Pernambuco, passou a ser a segunda universidade do Nordeste a receber o navio-escola. O propósito do navio é proporcionar a experiência embarcada aos estudantes de ciências do mar, a vivência marítima, os procedimentos e operações de coleta de dados oceanográficos e análise in loco das informações coletadas. Além disso, outro propósito é a coleta de dados que serão utilizados em trabalhos acadêmicos, práticas de laboratório em terra, exemplos e análises em sala de aula em componentes curriculares e divulgação científica.

Ciência no Mar IV 14 05 2023 12

“O embarque proporciona aos estudantes a experiência de sentir no mar, fazendo a coleta dos dados, as amostragens e levando os dados para o computador para analisá-los ainda estando no mar, olhando as informações e discutindo. É uma imersão 24 horas focada em ciência”, afirma o professor Angelo Lemos, professor e Chefe Cientista do Navio-Escola nessa etapa do embarque. Além do professor Angelo, outros docentes do curso de Oceanologia fizeram parte do grupo responsável pelo sucesso do convênio.

Ciência no Mar IV 14 05 2023 3Nessa primeira experiência, o itinerário começou em Porto Seguro com a pretensão de coletar dados oceanográficos na região do Banco dos Abrolhos e Royal-Charlotte. Pelo menos vinte estudantes serão contemplados nesse embarque. “É uma experiência rara de conseguirmos e agora temos a oportunidade. É incrível, algo inovador, que conseguimos através do convênio com a UFPE, com a Marinha, com o apoio da CODEBA e da Gestão Universitária”, finaliza o professor.Ciência no Mar IV 14 05 2023 15

Ana Clara da Silva, estudante de Oceanologia relata que a experiência é muito interessante, porque pode vivenciar o que aprendeu em sala de aula, na prática, utilizando os equipamentos e vendo o seu funcionamento.

O objetivo é que a embarcação ocorra, pelo menos, uma vez ao ano contemplando a maior quantidade possível de estudantes.