Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFSB participa do III Encontro da Rede de Mulheres Constitucionalistas da América Latina
Início do conteúdo da página

Professora da UFSB participa do III Encontro da Rede de Mulheres Constitucionalistas da América Latina

  • Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 16h39
  • Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 16h42
  • Acessos: 681

A professora Maria do Carmo Rebouças dos Santos, docente do PopTecs/UFSB, participou do III Encontro da Rede de Mulheres Constitucionalistas da América Latina dedicado à "História do pensamento das mulheres de Abya Yala: bases epistemológicas para uma outra filosofia do direito constitucional", ocorrido nos dias 20 e 21 de abril, na Universidade Andina Simon Bolivar, em Quito, Equador.     

Evento profa Maria do Carmo 2

O objetivo do encontro de 2023 foi a reconstrução das histórias do pensamento das mulheres de Abya Yala, destacando a incidência que suas lutas, demandas, seu pensamento escrito ou não, tiveram, têm ou podem ter na reconstrução das bases teóricas do novo constitucionalismo. O evento foi organizado em torno de seis mesas, cada uma dedicada a reconstruir a história de um grupo de mulheres, várias ou uma mulher que, com suas experiências, escritos, lutas, militância social, resistência, bem como qualquer outra manifestação artística contribuíram epistemologicamente para a construção de "uma outra filosofia do direito constitucional". O pensamento e a ação de: Domitila Chúngara – Bolívia; Paknam Kɨma Pai - Colômbia; Marcela Quisbert Pillco - Bolívia; Rainha Babá - jamaicana; Dandara dos Palmares – Brasil; Micaela Bastidas - Peru; Leonor Zalabata - Colômbia; Maira Olivo Paz - México; Agostinho-Colômbia; Elizabeth Durazno Ochoa – Equador; Adriana Guzman – Bolívia; Lélia González – Brasil; Transit Amaguaña - Equador e Dolores Cacuango - Equador estiveram presentes esteticamente em escrita, áudio, imagens e poesia. Todo um esforço acadêmico para buscar nas mulheres de Abya Yala a marca epistemológica apagada por séculos. 

A profa. Maria do Carmo coordenou a Mesa Mujeres y Epistemologia Ancestral onde apresentou aiIncidencia da memória, história, ações, pensamentos e teorías  de Nanny of the Maroons, Dandara de Palmares, Marcela Quisbert Pillco e Lélia González para a  construção  de uma epistemologia ancestral. A mesa foi composta das constitucionalistas Lisneider Hinestroza Cuesta, da Colombia, Lilian Balmant Emerique do Brasil e Patrícia Serrudo Santelices, da Bolívia.

Evento profa Maria do Carmo 3

Segundo Maria do Carmo, a mesa considerou que os pensamentos e ações de Nanny e Dandara tiveram impacto no processo libertário e de abolição da escravatura na Jamaica, no Brasil e em toda a América Latina. Seus conhecimentos reivindicavam a materialização de princípios fundadores do direito constitucional, como o direito à liberdade dos afrodescendentes. Além disso, suas lideranças ressignificaram e questionaram o papel atribuído às mulheres durante a colonização e nos termos atuais nos estados democráticos. As reflexões de Lelia Gonzalez e Marcela Pillco, por sua vez, contribuem para a necessidade de reconhecer o valor e a importância dos conhecimentos ancestrais como parte da história dos povos da América Latina devido à sua relação com o processo de reivindicação de direitos.                     

A participação das professora da UFSB está vinculada à sua pesquisa e docência na Linha de Pesquisa Constitucionalismo Contemporâneo do Grupo de Pesquisa Usos Emanciaptórios do Direito (UFSB/CNPq) e do Projeto de Pesquisa Estudos críticos do constitucionalismo, da cultura jurídica e do desenvolvimento (PVG1143-2023) junto ao PopTecs e sua participação no encontro contou com apoio financeiro do referido Centro.

Como resultado de sua participação, será publicado livro intitulado “Historia del pensamiento de las mujeres de Abya Yala: bases epistemológicas hacia otra filosofía del derecho constitucional”. Ademais a será formalizado convênio multilateral com as membras da Rede de Mulheres Constitucionalistas por meio de suas universidades com o objetivo de consolidar as pesquisas sobre constitucionalismo latino-americano e caribenho sob uma perspectiva crítica e emancipadora, com ações de mobilidade internacional In e Out, publicação em parceria internacional, participação de docentes de universidades internacionais em atividades da UFSB e vice-versa, realização de eventos, cursos e aulas.

Para a professora, sua participação na referida Rede contribui para a política de internacionalização da pesquisa da UFSB, permite a mobilidade internacional, a qualificação das publicações da UFSB, divulga a universidade na América Latina e permite a formalização de parcerias como ocorreu no último encontro.

Toda a agenda desenvolvida pode ser consultada nos seguintes links:

(i) Encuentro día jueves 20 de abril de 2023 - mañana

https://fb.watch/k6muDXCnrJ/

(ii) Encuentro día jueves 20 de abril de 2023 - tarde

https://fb.watch/k6myADUAkn/

(iii) Encuentro día viernes 21 de abril de 2023 - mañana

https://fb.watch/k6mAhulkCr/

 

 

Com informações da professora Maria do Carmo Rebouças

registrado em:
Fim do conteúdo da página