Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria em contato com AMURC e em agenda da ANDIFES em Brasília

Reitoria em contato com AMURC e em agenda da ANDIFES em Brasília

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 10h25
  • Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 11h48

A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professora Joana Angélica Guimarães da Luz, participou de reuniões de contato e articulação institucional nas últimas semanas, em âmbito regional e nacional. Os contatos foram com a Associação de Municípios da Região Cacaueira (AMURC), no Gabinete da Reitoria em Itabuna; com a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e com a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), em Brasília.

reunião amurc

Articulação local

A reunião com a AMURC ocorreu antes da viagem a Brasília. A nova gestão da AMURC propôs a agenda para estabelecer o contato com a Universidade. A reitora Joana ressaltou que a relação entre AMURC e UFSB é de proximidade e colaboração desde os primeiros tempos de estruturação da universidade, com os primeiros gestores trabalhando em uma sala cedida pela associação. A professora Joana afirma que há a ideia de desenvolver uma agenda de visitas às prefeituras regionais para ampliar a interação, de modo que demandas da universidade e de cada município possam ser discutidas e trabalhadas em conjunto e com mais intensidade.

Agenda da ANDIFES apresentada a parlamentares

agenda andifes brasiliaA reitora Joana Angélica também esteve presente na apresentação da agenda legislativa da ANDIFES a parlamentares de todos os estados, ocorrida no dia 22. Contando com deputados e senadores, o café da manhã foi o cenário para a apresentação das principais pautas da ANDIFES para a rede de universidades e institutos federais. Conforme a reitora, houve também a oportunidade de conversar com a bancada baiana sobre demandas institucionais, emendas parlamentares e apoio para as ações desenvolvidas pela UFSB no território. A pauta principal é a recomposição do orçamento das universidades federais, mas Joana apontou outro tema que circulou nas conversas: a mudança do modo de escolha de reitor. "Hoje a gente escolhe reitor com base em um decreto de 1996, que já está bastante defasado, e para mudar isso precisamos do apoio do parlamento", afirmou.

Interação UFSB e CEPLAC

A passagem por Brasília também rendeu chance de nova reunião com a diretora da CEPLAC, Lucimara Chiari. O contato serviu para reafirmar parcerias e avançar diálogos a respeito de tratativas de cessão de área do centro de treinamento e de área do restaurante, de modo a poder reformar e aproveitar as instalações para acomodar aulas e serviços para a comunidade universitária. Outro ponto tratado entre as gestoras foi o uso do pórtico da CEPLAC para o trânsito cotidiano rumo ao bloco pedagógico. A ideia de um acesso próprio foi deixada de lado, explica a reitora, e o aproveitamento da estrutura existente foi proposta pela CEPLAC. A questão de circulação de ônibus é um ponto em estudo nesse tema entre as duas instituições.