UFSB implementa projeto-piloto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) alia-se a mais de 20 universidades federais que aderiram ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD), tais como: UFMA, UFF, UNILA, UFSCar, UNIR/RO, UNIPAMPA, UFC, UFRGS, UFPEL, UNIFAL/MG, UNIFAP, UFRN, UFOP, UFCA, UNILAB, UFFS, FURG, UNIVASF, UFT, UFCSPA e UFMS. Reuniões setoriais foram realizadas e uma apresentação geral do PGD na universidade está marcada para a próxima quinta-feira (23) às 14h, com transmissão neste link do Google Meet.
O Programa de Gestão e Desempenho promove uma alteração na cultura organizacional, com mudança de foco do controle de frequência para o controle sistemático de cumprimento de metas, prazos e resultados. No serviço público, alguns órgãos implantaram o Programa de Gestão de forma pioneira a partir de previsão própria em projetos-pilotos. É a partir de 2020 que as Universidades passaram a discutir internamente a possibilidade de adesão ao PGD. No serviço público, encontra-se em vigor o Decreto nº 11.072/2022 que dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da Administração Pública Federal.
De acordo com o Decreto nº 11.072/2022, o Programa de Gestão e Desempenho “é instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade” (artigo primeiro, parágrafo único). Na UFSB, a Comissão Especial de Implementação do Controle Eletrônico de Frequência e Programa de Gestão começou a discutir o PGD no início de 2022. Atualmente, encontra-se em vigor a Portaria nº 259/2023, que autoriza a realização de projeto-piloto do PGD e estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais.
De acordo com a Portaria nº 259/2023, são objetivos do Programa de Gestão e Desempenho na UFSB:
I - promover a gestão orientada a resultados, baseada em evidências, com foco na melhoria do desempenho da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB);
II - aprimorar o desempenho individual em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas;
III - estimular a cultura de planejamento institucional;
IV - contribuir para o dimensionamento da força de trabalho;
V - possibilitar a redução de despesas administrativas;
VI - promover a melhoria da qualidade de vida dos participantes;
VII - atrair e reter talentos;
VIII - fomentar a cultura da inovação e da transformação digital; e
IX - disseminar a gestão fundamentada na sustentabilidade ambiental (Portaria nº 259. art. 4º)
Conforme a mensagem da Comissão Especial, a UFSB preza pela melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade, otimizando a engenharia administrativa com foco em metas, prazos e resultados, estabelecendo melhores condições e agilidade no processamento de demandas, sem perder de vista o atendimento presencial ao público na recepção de suas necessidades, abertura de seus processos, tira-dúvidas locais e acolhimento humanizado.
O Programa de Gestão e Desempenho complementa o processo humanizado presencial com o processo tecnológico e ágil de atendimento de demandas na modalidade de teletrabalho. Na UFSB, o ambiente virtual a ser utilizado para gerenciamento das entregas, metas, prazos e resultados do PGD é o Sistema POLARE, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e compatível com o nosso Sistema Integrado de Gestão (SIG), também desenvolvido pela mesma instituição. O andamento do PGD na instituição poderá ser acompanhado no site da UFSB pela página da Comissão Especial de Frequência e PGD.
Redes Sociais