Página inicial > Últimas Notícias > Ocupação UFSB em homenagem ao 8M

Ocupação UFSB em homenagem ao 8M

• Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 08h01
  • Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 08h03

8m 1Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, consagrado pela ONU desde 1974, a Pró Reitoria de Extensão e Cultura organizou atividades culturais e de reflexão crítica na praça José Bastos (em frente ao prédio da Reitoria), confraternização ao final do expediente no hall de entrada do prédio da administração e exposição do painel “Extensão Mulher”, com o trabalho e os principais resultados de projetos/programas de extensão da UFSB coordenados pelas Docentes e Técnicas-administrativas da instituição.

Capitaneado pelo Prof. Richard Santos, Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSB, as atividades foram divididas em momentos distintos e contou com co-organização da Associação de Artesãs do Sul da Bahia.  Iniciada às 14 horas do dia 8 de março, o evento se encerrou às 18h no hall da Reitoria, concomitante a show da multiartista e Técnica Administrativa da universidade Ize Duque. A atividade contou ainda com abertura realizada pelas professoras Maria do Carmo Rebouças – Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Joana Angélica Guimarães, Reitora da UFSB.

8m 2

Entre as atividades, a Roda de Saberes abriu as atividades comemorativas na Praça José Bastos, durante a Feira de Artesanato realizada pela Associação de Artesãs do Sul da Bahia, com convidadas especiais. Na abertura da roda, a Doula, Profª de Yoga e Terapeuta Ayurvédica, Tati Yanco fez uma prática de meditação e consciência corporal com as servidoras da UFSB, artesãs expositoras e demais mulheres transeuntes. Na sequência, a Profª Keu Apoema, Docente da UFSB e extensionista, trouxe seu projeto ‘Contos Femininos’, envolvendo a todas com suas histórias e poesia. A Profª Jannaina Velasques, também docente da UFSB, trouxe à roda um pouco do seu projeto de extensão “Ginecologia Natural: plantas medicinais e práticas emancipatórias do universo feminino”, falando sobre o uso plantas no tratamento básico à saúde da mulher, versou sobre plantas adequadas aos banhos de assento, vaporização, chás e aromas no alívio a tensões pré-menstruais, sintomas de amenorreia, climatério e algumas afecções típicas do verão. Todo o evento contou com a sonorização da DJ Cabocla (Cris Barros) que trouxe à roda músicas populares de diferentes regiões e credos brasileiros.

8m5

No Painel 'Extensão Mulher', foi exposto o trabalho e os principais resultados de projetos/programas de extensão da UFSB coordenados pelas Docentes e Técnicas-administrativas da instituição. A Proex organizou no Painel uma mostra de ações de alta relevância de todos os campi e reitoria dedicada a homenagear a todas as extensionistas da UFSB.8m2

Parabéns a todas Mulheres, parabéns às Mulheres extensionistas da UFSB!

Acesse o Painel pelo link https://www.canva.com/design/DAFchCIZZU0/_cbzOloo8r3CyS7COLExvQ/view?utm_content=DAFchCIZZU0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Texto: Proex