Página inicial > Últimas Notícias > Professora e aluna da UFSB participaram do Encontro Nacional do Ensino de Química

• Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 15h17
  • Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 16h10

WhatsApp Image 2023 03 08 at 23.45.34WhatsApp Image 2023 03 09 at 09.39.17O Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é um evento científico promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química e, em sua vigésima-primeira edição contou com a participação da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal Goiano e Instituto Federal do Triângulo Mineiro na sua realização, de 1º a 3 de março de 2023, em Uberlândia. O evento ocorre bienalmente e o tema abordado este ano foi Democratização do Ensino de Química:(des)caminhos das Políticas Públicas Brasileiras. A professora Débora Schmitt Kavalek, que leciona e pesquisa no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire (IHAC/CPF) e a estudante do Bacharelado em Ciências do IHAC/CPF, Callyne de Moura Reis, apresentaram trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) ao evento nacional.

A finalidade do ENEQ é reunir docentes universitários, da educação básica e de cursos técnicos, estudantes da educação básica, da graduação e da pós-graduação para discutir temáticas que abordam questões sobre os avanços e as limitações da Educação Química no Brasil, bem como a formação de professores. A cada dois anos o evento têm estimulado a divulgação de pesquisas e possibilitado discussões e trocas de experiências entre docentes e estudantes da área de Educação Química, assim como o fortalecimento ao incentivo acadêmico, da formação inicial e continuada de professores.

Dois trabalhos foram apresentados na forma de comunicação oral no ENEQ, contribuindo para a divulgação dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias da UFSB a docentes universitários e da educação básica, bem como alunos de graduação e pós graduação de universidades de todo o país. O primeiro trabalho, intitulado Webfólios através da ferramenta colaborativa Padlet: (re)adaptações na área de química no Ensino Superior durante a pandemia, é de autoria de Débora Schmitt Kavalek, Bianca Oliveira dos Santos, Callyne de Moura Reis e Maria Aparecida Reis de Souza. O objetivo deste trabalho foi relatar uma experiência de adaptação ao meio virtual, através do desenvolvimento de portfólios online (webfólios) através da ferramenta colaborativa Padlet, estratégia didática utilizada em três componentes curriculares da área de Química da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, na Universidade Federal do Sul da Bahia. O trabalho foi apresentado pela estudante Callyne de Moura Reis.

O segundo trabalho, Mereologia química: discussões filosóficas em ciências/química na Educação do Campo, de autoria de Ariele Maria Santos dos Reis e Débora Schmitt Kavalek, teve como objetivo discutir possibilidades de vincular os conteúdos associados às macro e micropartículas no ensino de química às contribuições teóricas da mereologia química, campo de estudo da filosofia da química. O estudo foi desenvolvido numa classe multisseriada de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola do campo. A apresentação coube à professora Débora Schmitt Kavalek.

O tema do evento

Na mais recente edição, a temática escolhida foi ao encontro das discussões sobre o movimento das políticas públicas brasileiras nos últimos anos, sobretudo, em tempos da necessária emergência da ciência para o enfrentamento ao obscurantismo e o negacionismo. Deste modo, o processo educativo desenvolvido em todos os componentes curriculares da educação básica é um elemento fundamental para a manutenção do estado democrático de direitos, garantido pela Constituição Federal de 1988. O ensino de Química, nesta vertente, ocupa um importante papel na educação básica ao abrir possibilidades de reflexão sobre o mundo que vem sendo modificado científica e tecnologicamente. Assim, a reflexão sobre o ensino de química praticado nas escolas, o acesso da população escolar ao conhecimento científico e tecnológico, a formação de professores, o investimento nas políticas públicas de valorização do magistério e o reconhecimento da ciência como fundamental ao enfrentamento da crise colocada na sociedade brasileira são formas importantes para a superação dos problemas que assolam os direitos conquistados e os que são necessários se conquistar.

Com informações por Callyne de Moura Reis e Débora Schmitt Kavalek