Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza visita institucional à UESC para tratar sobre pesquisa, criação e inovação

• Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 13h40
  • Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 15h30

Foto PCTSulNesta segunda-feira, 27 de fevereiro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFSB, profa. Maria do Carmo Rebouças, realizou uma visita institucional à Universidade Estadual de Santa Cruz. A visita teve como objetivo conhecer as ações realizadas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UESC, assim como as instalações do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), do qual a UFSB faz parte. A visita foi organizada pelo professor Gesil Sampaio, presidente do Conselho do PCTSul e Coordenador do NIT da UESC, e teve a presença de Cristiano Dias Villela, Diretor do CIC e Secretário Executivo do Parque. Na oportunidade, a pró-reitora conheceu o Centro de Inovação do Cacau e o Observatório Social vinculados ao PCTSul.

A visita também contou com reunião de trabalho com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESC, professora Fernanda Gaiotto, momento no qual foram tratadas as parcerias estratégicas que envolvem as duas universidades no âmbito da pós-graduação e da pesquisa. Na ocasião, a professora Fernanda apresentou os laboratórios de pesquisa da UESC, particularmente, as instalações de salas de aulas e laboratórios vinculados ao Programa de Pós-graduação Sistemas Aquáticos Tropicais, mestrado acadêmico realizado de forma associativa com a UFSB desde 2020.Foto Propp

Para a profa. Maria do Carmo, é do interesse da UFSB que as ações de pesquisa, criação e inovação da instituição estejam integradas a um projeto estratégico mais amplo de desenvolvimento da região sul da Bahia e possam ser feitas de forma articulada e em parceria com as demais IFES da região e âmbitos institucionais que representem a coletividade do território. "A UESC é uma universidade que já está há mais tempo no território, possui experiência consolidada em áreas de criação e inovação, e o PCTSul está constituído pelos principais atores do território. Daí a importância de articular esforços, potencializar conhecimento, recursos humanos e financeiros para buscar soluções para o desenvolvimento da região", afirmou a professora.

Informações e fotos: Profa. Maria do Carmo Rebouças