Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza reuniões com a Capes para estreitar apoio institucional

UFSB realiza reuniões com a Capes para estreitar apoio institucional

• Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 16h02
  • Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 11h49

Reunião Capes 1Nessa segunda-feira, dia 13 de fevereiro, a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PPG), Maria do Carmo Rebouças, estiveram na sede da Capes, em Brasília, para reuniões com o objetivo de apresentar a política de pesquisa e pós-graduação da UFSB, os programas de pós-graduação em andamento e ampliar o apoio da Capes. Na ocasião, foram realizadas duas reuniões: uma com a Diretoria de Avaliação, que contou com a Diretora de Avaliação Substituta, Fabiene Ferreira, e o Coordenador-Geral – CGCOL, Felipe Formiga Tavares. Já a segunda reunião teve a participação da Presidente da Capes, profa. Mercedes Bustamante.

Professora Maria do Carmo apresentou os PPGs da UFSB, indicando os diversos enfoques e áreas de pesquisa, relembrando sua implementação, ocorrida em 2017, com dois programas. Atualmente, a instituição conta com oito programas, dois deles com doutorado, e com mais quatro propostas de novos cursos em tramitação, aumentando a necessidade de bolsas e recursos.

A pró-reitora ainda destacou o interesse da atual de gestão em dar maior apoio aos PPGs, particularmente no fomento e articulação de novas parcerias e recursos. Destacou a internacionalização como objetivo e descreveu os marcos principais da política de ações afirmativas para o PPG. Por fim, ressaltou as parcerias feitas junto ao governo do Estado da Bahia para apoio ao desenvolvimento da região. Renião Capes 2

Professora Joana complementou ao enfatizar o resultado da pesquisa feita no âmbito dos programas para o desenvolvimento da pesquisa para a região do Sul da Bahia, sendo muitos projetos feitos em parcerias com entes estratégicos do território, ressaltando ser essa uma marca da UFSB. A reitora também descreveu a política de ingresso via os Colégios Universitários (CUNIs), a parceria da universidade com as escolas do ensino médio do Estado da Bahia e o uso de tecnologias para o ensino sendo esse também um potencial de atuação de pesquisadores junto às escolas.

Em contrapartida, a presidente da Capes destacou interesse em dar maior apoio à gestão dos PPGs, além do interesse em estimular parcerias e programas em redes para potencialização da pesquisa, infraestrutura e relação com os diversos atores dos territórios. Destacou também interesse na internacionalização Sul-Sul, colocando-se à disposição para manter um diálogo aberto com a UFSB.

Fotos: Maria do Carmo Rebouças