Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Editais de assistência estudantil têm inscrições abertas até 24 de fevereiro
Início do conteúdo da página

Editais de assistência estudantil têm inscrições abertas até 24 de fevereiro

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 09h53
  • Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 10h45
  • Acessos: 2166

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) publicou diversos editais de assistência estudantil nesta semana. Os auxílios oferecidos são: Auxílio Alimentação, Transporte, Moradia (Edital Unificado), Creche, Auxílio Permanência Indígenas e Quilombolas (APIQ), Auxílio Permanência Pessoas Trans (APPT), Bolsa de Monitoria Inclusiva (BMI), Bolsa de Apoio à Permanência (BAP). Conforme a pró-reitoria, as inscrições iniciam no dia 13 e vão até 24 de fevereiro, exceto no caso do Auxílio Eventos, que recebe e avalia propostas ao longo do ano em regime de fluxo contínuo.

Cada auxílio tem requisitos e condicionalidades para concessão e verificação, cabendo à/ao estudante informar corretamente e seguir as normas de cada edital. Veja do que trata cada auxílio:

 

Auxílio Eventos - O Auxílio Eventos consiste em um subsídio financeiro para apoio à participação das/os estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade social e com inscrição ativa no Cadastro PROAF em eventos acadêmicos, científicos, culturais, políticos e esportivos; para o apoio ao desenvolvimento do Plano de Atividades das/os bolsistas da Bolsa de Apoio à Permanência (BAP); para o apoio à participação das/os dirigentes das entidades estudantis reconhecidas no âmbito da UFSB (DCE, DA’s/CA’s, NCEI e NCEQ) em eventos políticos externos do movimento estudantil ao qual mantém filiação/identidade/perfil representativo; e para a organização de eventos internos à UFSB por estas entidades estudantis.

É o único dos editais que permanece aberto ao longo do ano, em regime de fluxo contínuo, recebendo e avaliando propostas no decorrer do exercício.

Edital Proaf 01/2023 - Auxílio Eventos

 

Auxílios Unificados - esses auxílios são:

  • O Auxílio Alimentação consiste em subvenção financeira, com periodicidade de desembolso mensal, destinada ao subsídio de despesas com alimentação das/os estudantes da UFSB, nas sedes e nos Colégios Universitários da Rede Anísio Teixeira, conforme condições estabelecidas neste edital.
  • O Auxílio Moradia consiste em subvenção financeira, com periodicidade de desembolso mensal, destinando apoio à/ao estudante para que possa se alojar em condições adequadas nos municípios dos campi/CUNIs da UFSB, individual ou coletivamente, com o intuito de auxiliá-la/o na cobertura de despesas com locação e eventuais gastos relacionados à moradia, conforme valores e demais condições estabelecidas neste edital.
  • O Auxílio Transporte consiste em subvenção financeira, com periodicidade de desembolso mensal, destinado ao deslocamento da/o estudante do local de moradia ou trabalho até as sedes dos Campi da UFSB ou aos Colégios Universitários da Rede Anísio Teixeira, conforme valores e demais condições estabelecidas neste edital

Edital Proaf 02/2023 - Auxílios Unificados

 

Auxílio Creche - O Auxílio Creche consiste em subvenção financeira, com periodicidade de desembolso mensal, destinada à/ao estudante que tenha filha/o em idade pré-escolar (zero a cinco anos e onze meses) para subsidiar as despesas de pré-escola, creche ou cuidador, e outras relacionadas aos cuidados com a guarda e a manutenção infantil, durante os períodos em que desempenham suas atividades acadêmicas regulares.

Edital Proaf 03/2023 - Auxílio Creche

 

Bolsa de Apoio à Permanência - A Bolsa de Apoio à Permanência consiste em subvenção financeira, com periodicidade de desembolso mensal, destinada a prover as condições para a manutenção das/os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tendo como objetivo oferecer a oportunidade para que possam adaptar-se e dedicar-se à sua formação acadêmica em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Edital Proaf 04/2023 - Bolsa de Apoio à Permanência

 

Bolsa Monitoria Inclusiva - A Bolsa Monitoria Inclusiva consiste em subvenção financeira, com periodicidade de desembolso mensal, destinada a estudantes de graduação da UFSB, que devem acompanhar e/ou desenvolver atividades referentes às/aos estudantes com deficiência e/ou que possuam necessidades educacionais especiais.

Edital Proaf 05/2023 - Bolsa Monitoria Inclusiva

 

Auxílio à Permanência - Indígenas e Quilombolas - O Auxílio Permanência – Indígenas e Quilombolas consiste em subsídio financeiro, com periodicidade de desembolso mensal, destinada a minimizar as desigualdades sociais, étnicoraciais e contribuir para permanência e diplomação de estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.

Edital Proaf 06/2023 - Auxílio à permanência – Indígenas e Quilombolas

 

 

Auxílio Permanência - Pessoas Trans - O Auxílio Permanência – Pessoas Trans (APPT) consiste em subsídio financeiro, com periodicidade de desembolso mensal, destinado a minimizar as desigualdades sociais, combater a discriminação relacionada à identidade de gênero e contribuir para permanência e diplomação de estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.

 

Edital Proaf 07/2023 - Auxílio permanência – Pessoas Trans

registrado em:
Fim do conteúdo da página