Página inicial > Últimas Notícias > Jornada Pedagógica recebe cerca de 600 professores da rede pública de ensino

Jornada Pedagógica recebe cerca de 600 professores da rede pública de ensino

• Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 16h06
  • Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 16h07

Entre os dias 02 e 03 de fevereiro, o Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC) promoveu, em parceria com a secretaria de educação, a Jornada Pedagógica do município de Santa Cruz Cabrália, no Campus Sosígenes Costa (CSC).

Jornada Pedagógica 4

O evento recebeu 600 professores da rede pública do município e contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Silva Santos Jr; o secretário de educação, Iszael Gomes; e o presidente da Câmara dos Vereadores, Guiu Pataxó. A Jornada contou também com a participação e presença de todos os decanatos dos Centros de Formação do campus. A palestra de abertura foi proferida pela profª Paloma Nascimento, da UFBA.

O objetivo da jornada foi fortalecer os professores do município para a prática da educação antirracista, meta da secretaria de educação. O professor Francisco Nascimento, um dos organizadores do evento e decano do IHAC CSC, explica que a parceria do município de Santa Cruz Cabrália permite que a UFSB contribua com projetos construídos a partir do chão da escola, já que poderá estar presente no planejamento e práticas de ensino/aprendizagem, ouvindo as necessidades e desejos de educadores e educandos para oferecer desde oficinas e “aulas especiais” a novos cursos de graduação e pós, mediante demanda.Jornada Pedagógica 2

Foram oferecidas aos professores, 12 oficinas de prática antirracista em sala de aula, em todas as áreas do conhecimento, através do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e dos colegiados das Licenciaturas Interdisciplinares do IHAC. Ainda, durante o evento, foi realizada a assinatura simbólica de um convênio entre a UFSB e o município para a realização de ações envolvendo pesquisa, ensino e extensão.

“Ganha a sociedade por reconhecer em seu território a presença de uma Universidade Federal ativa em seu compromisso com a educação básica, que vai além do acesso às instalações físicas (laboratórios, bibliotecas, etc) do Campus Sosígenes Costa, encontrando sua razão no despertar dos estudantes de Escolas Municipais para a descoberta da Universidade como caminho para o futuro”, finaliza o professor Francisco.

Jornada Pedagógica 1